TV 247 logo
    Valéria Guerra Reiter avatar

    Valéria Guerra Reiter

    Escritora, historiadora, atriz, diretora teatral, professora e colunista

    424 artigos

    HOME > blog

    Povo deportado

    Algemados ou não, há deportados ou exilados, sob a luz das leis, nem sempre tão exíguas, que sofrem demais, estejam desterradas ou não

    Brasileiros deportados pelos Estados Unidos (Foto: Reprodução X / Paulo Pimenta)

    “Com a passagem da natureza à cultura, os usos e costumes que são produzidos passam a ser regulamentados pelas leis, desta forma, surge à moral para garantir a boa convivência entre os indivíduos. Fazendo um contraponto com a imagem apresentada acima, sobre a evolução do homem, podemos dizer que sempre existiram relações de poder entre os homens desde o início da humanidade.

    Observando os costumes, percebemos que estamos sempre olhando as pessoas e as coisas avaliando, emitindo juízos de valor sobre cada situação. Desta forma os indivíduos, em seus grupos sociais, regulamentam seus comportamentos a partir das normas instituídas.

    O aumento do grau de consciência e de liberdade, e, portanto, de responsabilidade pessoal no comportamento moral, introduz um elemento contraditório que irá o tempo todo, angustiar o homem: a moral, ao mesmo tempo em que é um conjunto de regras que determina como deve ser o comportamento dos indivíduos de um grupo, é também a livre e consciente aceitação das normas. (ARANHA; MARTINS, 1986, p. 304)

    A palavra deportado tem sua etimologia. O significado é exilado, sim, expulso.

    Se existem pessoas morando em outros países, isso significa que há uma insatisfação no ar, um déficit em termos de oportunidades de existência, ou seja de bem-estar social.

    Migrar é buscar chances que inexistem no seu entorno, e sabemos que há legislação: no país que “recebeu” e no país que “exportou” os referidos indivíduos. Ilegais ou legais? Todos são humanos. Os ditos favelados nacionais, por exemplo, também são exilados de tudo; assim enxergaremos se mantivermos um olhar mais sensível sobre o case.

    Ademais, do ponto de vista filosófico e sociológico o termo “deportado” pode até soar conceitualmente, como sendo aquele que está à deriva no mar do esquecimento social.

    Algemados ou não, há deportados ou exilados, sob a luz das leis, nem sempre tão exíguas, que sofrem demais, estejam desterradas ou não. Que os direitos humanos prevaleçam além da alcunha!

    #ValReiterjornalista

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: