TV 247 logo
    Renan Calheiros avatar

    Renan Calheiros

    Líder do PMDB no Senado

    180 artigos

    HOME > blog

    Prestação de Contas

    O Congresso Nacional vem respondendo às demandas da sociedade com novas práticas, atualizando legislações e honrando suas responsabilidades políticas e institucionais - sem omissões ou hesitações - em um dos períodos mais turbulentos da história recente do País

    Plenário do Senado durante sessão deliberativa ordinária. Mesa: senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO); presidente do Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Foto: Ana Volpe/Agência Senado (Foto: Renan Calheiros)

    O Congresso Nacional vem respondendo às demandas da sociedade com novas práticas, atualizando legislações e honrando suas responsabilidades políticas e institucionais - sem omissões ou hesitações - em um dos períodos mais turbulentos da história recente do País.

    Nos últimos quatro anos, marcados por crises políticas, econômicas e sociais, o Senado Federal se antecipou às demais instituições e implementou profundos cortes orçamentários nas despesas da Casa. A primeira providência da Mesa Diretora, que se encerra em janeiro do próximo ano, foi uma reestruturação interna.

    Em contexto de apertos e ajustes, o Senado Federal passou nos últimos quatro anos por transformações profundas. Conseguimos qualificar o gasto público sem prejuízo da produção e da fiscalização legislativa, que são nossas obrigações constitucionais.

    Eleita em 2013, a direção adotou como premissas a austeridade interna, votações mais céleres e o aprofundamento da transparência. Toda informação, excetuando-se aquelas protegidas por sigilo legal, são públicas e, portanto, disponíveis para o controle social.

    Dentro de um planejamento estratégico, enxugamos a estrutura administrativa, eliminamos redundâncias, privilégios e criamos um Senado calçado no trinômio transparência, economia e eficiência. Ao contrário das tradicionais suplementações, devolvemos recursos aos cofres públicos todos os anos.

    Entre as duas centenas de medidas administrativas implantadas neste período podemos destacar: extinção do Hospital do Senado; o fim dos inaceitáveis 14 e 15 salários pagos aos parlamentares, a extinção de 25% das funções comissionadas, o aumento da jornada de trabalho, o corte dos supersalários cima do teto constitucional, diversas fusões e incorporações administrativas.

    Eliminamos redundâncias, cancelamos e revisamos contratos e aposentadorias; houve drástica redução do número de terceirizados; proibição de contratos emergenciais, licitação ou pregão até para valores menores, a mudança nas regras de aquisição de passagem aérea entre outras. O resultado foi uma economia de R$ 1,2 bilhão em quatro anos.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: