Programa musical BRICS Melody tem participação maranhense em Ulyanovsk
Instrumentos tradicionais brasileiros foram destaque em Ulyanovsk, com concertos e oficinas de músicos dos países do BRICS+ para jovens locais
Por Laís Vitória Cunha de Aguiar e Olga Vlasova - Do dia 23 ao dia 26 de outubro, o programa BRICS Melody, organizado pelo BRICS Youth Office, ocorreu em Ulyanovsk, Rússia, e contou com a participação de músicos da África do Sul, Índia, Rússia, China, Irã, Brasil e Emirados Árabes Unidos.
O programa, no entanto, começou antes do festival: além da seleção dos músicos, houve uma seleção de pesquisadores, os quais preencheram uma planilha com 30 espaços disponíveis para instrumentos típicos de seus países. Esta pesquisa foi usada como material para um catálogo sobre instrumentos musicais dos países BRICS+. De acordo com Natalya Aksenova, organizadora do festival: “Nossos colegas dos países BRICS+ apoiaram o projeto, e hoje nós vemos os resultados. Este catálogo é uma importante iniciativa que conseguimos implementar com jovens pesquisadores dos países BRICS+.”
O catálogo foi apresentado no dia 25 de outubro, na conferência “Como é possível incluir instrumentos típicos na cultura da juventude?”, participaram da conferência 10 especialistas no campo da música e preservação da herança etnocultural musical. Entre os especialistas, o jovem brasileiro Marcos Lamy, músico maranhense e professor de música em São Luís, participou da conferência.
Para o jovem maranhense Marcos Lamy, “O BRICS Melody foi um evento que conseguiu gerar um impacto muito grande em todas as pessoas que fizeram parte. Os músicos durante os dias de evento tiveram a oportunidade de aprender sobre outras culturas, outros instrumentos, outras formas de pensar música. Além disso, pudemos fazer amizades e parcerias de trabalho que dificilmente teríamos de outra maneira. As escolas, a universidade e a comunidade de Ulyanovsk de forma geral teve uma recepção incrível, um nível de interesse enorme em tudo que tínhamos pra mostrar. Uma das coisas mais importantes pra mim foi o nível de protagonismo que foi dado aos músicos e aos nossos conhecimentos. Fomos respeitados e ouvidos, tivemos voz num evento internacional com várias pessoas de grande importância na vida cultural e acadêmica da cidade. Foi uma experiência de aprendizado sem igual, e fomos recebidos com muita organização e conforto.”
No total, os músicos do BRICS realizaram sete aulas para jovens estudantes, tanto na graduação quanto no ensino médio. No encontro, os estudantes aprenderam muito sobre a história e cultura dos países do BRICS, ouviram o som de instrumentos típicos de cada país e também puderam tocar um pouco dos instrumentos.
Ao final (dia 26/10), o festival contou com a participação de 50 músicos especialistas em instrumentos tradicionais de 8 países do BRICS, com uma variedade de 25 instrumentos musicais diferentes, incluindo o pandeiro brasileiro. O auditório estava lotado.
Para reforçar a cooperação internacional, um Clube de Amizade Internacional foi aberto em Ulyanovsk. O programa foi iniciado com incentivo do presidente Vladimir Putin. O Clube Internacional irá se tornar uma centro para implementação de projetos jovens na região de Ulyanovsk com outras regiões.
O vice-presidente do Comitê Nacional Preparatório para o Festival Mundial da Juventude no Brasil, o jovem Mateus Pereira Jorge, relatou que este clube de Amizade Internacional com Ulyanovsk é “a encarnação viva de nosso sonho de paz e um futuro no qual os jovens de diferentes países juntam forças para a concretização de um mundo melhor. Eu acredito que nosso clube de amizade internacional irá se tornar uma fonte de inspiração para as futuras gerações!”
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: