Seleção de 58 e atual, alguma semelhança tática?
Os tempos mudaram e o futebol não é mais o mesmo, isso todos sabem. Mas quem sabe não faremos como em 58 e levaremos mais um caneco para casa?
O futebol tem mudado muito nas últimas décadas. Temos nos preocupado mais com defensividade, marcação e um estilo mais rápido de jogo.
Então devemos pensar, será que há alguma semelhança entre a primeira seleção brasileira a ganhar o mundial e a atual, candidata ao sexto título?
A seleção canarinho de 58 usava um 4-2-4 muito ofensivo, com três defensores fixos (Djalma Santos, Bellini e Orlando) e Nilton Santos, um lateral que subia muito ao ataque.
No meio Zito e Didi, que buscavam o ataque constantemente e nas pontas Garrincha, que usava de dribles na linha de fundo para entrar na área, além Zagallo, que também investia na linha fundo, mas voltava para marcar.
Na frente Pelé e Vavá, que buscavam sempre o gol.
Não havia, como podem perceber, uma preocupação com a marcação pelos meio campistas, então o jogo era muito mais aberto e mais bonito.
Foi uma geração de craques, que não cabe comparação técnica, mas na tática, na coletividade das equipes.
Já a seleção de Felipão joga no 4-2-3-1, e temos um estilo de jogo muito mais marcado no meio campo.
Os pontas e os volantes de outrora desceram muito, estão marcando, e o primeiro volante agora é fixo na marcação, enquanto a dupla avançada virou ala, que busca muito o jogo pelos flancos.
Neymar é o grande escapamento desse time, tentando buscar jogadas na linha de fundo e um último toque para Fred.
Uma arma muito usada por este time é a bola esticada da zaga para o ataque, pelos chutões, mostra como o toque de bola não é algo que Felipão presa muito.
Os tempos mudaram e o futebol não é mais o mesmo, isso todos sabem. Mas quem sabe não faremos como em 58 e levaremos mais um caneco para casa?
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: