TV 247 logo
    Roberto R. Martins avatar

    Roberto R. Martins

    Autor de Liberdade para os Brasileiros – anistia ontem e hoje

    31 artigos

    HOME > blog

    Sem anistia a golpistas

    "Bancada do PT somente pode apoiar um candidato a presidente da casa que explicitamente se manifeste contra esta esdrúxula ideia"

    Atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023 (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

    Encaminhei no último dia 18 uma carta ao líder do PT na Câmara dos Deputados, bem como a outros deputados do PT, por motivo da discussão em torno da eleição do novo presidente da Casa em sua relação com a pretensa anistia aos golpistas de 8 de janeiro e ao inelegível. Pelo que vejo no desenrolar dos acontecimentos, as coisas marcham num bom sentido. Reproduzo a carta abaixo, ela por si só é esclarecedora.

    Deputado Odair Cunha - Líder do PT e demais Deputados

    Companheiros deputados,

    Como fundador do PT, na época delegado do Rio de Janeiro, sinto-me no direito, se não no dever de dirigir-me aos companheiros deputados a fim de manifestar minha opinião sobre a próxima eleição para presidente da Câmara.

    Devo antes acrescentar que continuo no PT até hoje, embora tenha me mudando ainda nos anos 80 para o extremo sul da Bahia. Mas antes disso devo ressaltar que tive um papel destacado na luta pela anistia, autor que fui do “Liberdade para os brasileiros anistia ontem e hoje”, livro lançado amplamente em todo o país, e que deu ampla base histórica, jurídica e política para anistia, mesmo que ela tenha vindo, de início, parcial e restrita, somente se ampliando com a constituinte de 1988.

    Bem sei, companheiros, que as forças conservadoras predominam na composição do Congresso Nacional. E que poderão impor, por sua exclusiva vontade, uma esdrúxula anistia aos golpistas de 8 de janeiro e até ao inelegível!  Mas tenho certeza de que isto não se dará com o voto de nenhum democrata verdadeiro, muito menos de um membro do PT, nem mesmo pela sua omissão.

    Anistia aos golpistas de 8 de janeiro e ao inelegível, fará com que o túmulo de Ruy Barbosa arrebente pelo seu tremor. Será pior do que aquela que, uma vez, ele chamou de “anistia inversa”, ou “anistia penal”. Anistiar essa gente, significa dar um tapa em todo o nosso passado, em toda uma tradição de que a anistia é o corolário da democracia, não a abertura de uma cova para seu sepultamento. Assim acredito, e assim será registrado pela história se esta estapafúrdia ideia infelizmente triunfar.

    Por isso, companheiro, companheiros, a bancada do PT somente pode apoiar um candidato a presidente da casa que explicitamente se manifeste contra esta esdrúxula ideia. Se assim não for, deputados do PT, vocês estarão conclamando à dissolução deste partido que ainda é, em grande parte, a esperança de milhões de brasileiros. Não façam isso!

    Eunápolis-Bahia, 18/10/2024.

    Saudações petistas e democráticas,

    Roberto R Martins

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: