Triste eleição em São Paulo
Seria apenas intrigante não fosse trágica a preferência de parte significativa do eleitor paulistano por um criminoso"
Nem mais lembrava da existência dos tucanos, autoescorraçados que foram do cenário político brasileiro, devido a lesivos membros internos do naipe de um João Dória e Aécio Neves. A unção, agora, de Datena como candidato a prefeito da capital paulista apenas reforça a dissociação da realidade incorporada ao partido. Lamentável.
No campo progressista a aposta está em Guilherme Boulos, mas que carrega uma inércia da esquerda em lidar com a comunicação digital moderna. Tábata Amaral ainda é tida e havida como cria do bilionário Lemann, então é difícil associá-la com a esquerda legítima, ainda que suas propostas são muito boas e sua assertividade está se destacando.
Já o candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, cujo nome me recuso a pronunciar ou escrever, quer apenas surfar na popularidade digital para manter seus ganhos com os cliques em postagens. Não possui o mínimo interesse em administrar a maior cidade do país. E está logrando êxito, pois mesmo falando mal dele, as visualizações e “curtidas” acontecem devido às “lacrações” que ele faz e posta. Além de todos os crimes que praticou, há o de falsidade ideológica em figurar como candidato, usar verba pública para a campanha e estar se aproveitando da condição apenas para ganhos pessoais.
Seria apenas intrigante não fosse trágica a preferência de parte significativa do eleitor paulistano por um criminoso e aquém de qualquer qualificativo de dignidade humana para ocupar a Prefeitura. A recente pesquisa DataFolha mostra que a disputa eleitoral está embolada, mas ainda os analistas têm dificuldade de entender o que os números significam. O candidato do PRTB foi o único que cresceu acima da margem de erro, em relação à pesquisa anterior. O conceito de “oscilação” não existe dentro da estatística dos resultados, uma vez que, com três pontos percentuais de margem de erro, 23% e 19% se equivalem.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: