Trump, o mal banal e o mal radical
O nazifascismo de Trump é guerra declarada contra o planeta
Trump é a nova velha encarnação do mal estatal, do mal imperial, do mal patriarcal, do mal neoliberal, do mal racista, só mal xenófobo. Que tenha chegado ao poder é a expressão do mal banal, aquele que qualquer um pratica sem medir consequências, aquele ao qual as pessoas se acostumam. O voto que era pra ser um ato de inteligência, virou o mal banal ao alcance de todos. Trump conta com o mal banal de cada um - inclusive dos otários que votaram nele antes de serem expulsos dos EUA - como seus parceiros de legião, as bestas brancas e bilionárias que o ajudam na tarefa declarada de destruir o mundo que é o plano nazifascista há mais de 100 anos.
Nesse caso, o mal banal dá lugar ao mal maligno, a escolha em fazer o mal destruindo a possibilidade de fazer o bem e, assim a liberdade. A liberdade foi um assunto importante para pensadores preocupados com os destinos da humanidade. A liberdade, o que é, para que serve, a quem se destina?
Humanidade é um sonho do passado. Trump está declarando guerra ao mundo desde que começou seu desgoverno. Parece estar alucinado, em delírio, mas é apenas um fascista sabendo o que sabe fazer: implantar o caos e conduzir à destruição e morte de todos. É um nazifascista, turbinado tecnologicamente, fazendo a cena do macho limítrofe que expulsa, ameaça e realiza o horror prometido.
As palavras preferidas do líder autoritário: pressão, sanção, retaliação, expulsão. “Hitleramp” precisa ser parado como todos os outros na mesma linha. No Brasil já tivemos uma experiência triste e como efeito mais de 700 mil mortos na pandemia. Mas há vários outros candidatos a Hitler e o projeto do mal é vencer. Todo cuidado é pouco. A democracia vai ter que se defender.
Vamos ver se os Estados são competentes. Se as instituições saberão contornar a situação. Se a parte democrática da população vai ter forças. As minorias na mira - imigrantes e população LGBTQIA+ - agradece. Não está fácil pra ninguém diante de Hitler redivivo, esse avatar tão grotesco e tão ridículo como o velho exemplo alemão. Trump precisa ser derrubado, assim como seus parceiros e assemelhados internacionais.
Para que ele nunca mais volte, temos que evoluir a um governo ecossocialfeminista. Há futuro somente com um governo feminista.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: