TV 247 logo
    Miguel Paiva avatar

    Miguel Paiva

    Miguel Paiva é chargista e jornalista, criador de vários personagens e hoje faz parte do coletivo Jornalistas Pela Democracia

    2213 artigos

    HOME > blog

    Verdades mentirosas

    "Não costumo inventar. No máximo talvez desejar ou adiantar uma notícia. Bolsonaro foi preso. Aguardem em todos os meios de comunicação, verdadeiros ou não"

    (Foto: Miguel Paiva)

    O X que já era venenoso e tóxico agora ficou impossível. Depois da punição que passou aqui no Brasil por não cumprir o que dizia a lei o X voltou pior. Pode até estar cumprindo com os pagamentos, obrigações e tudo o mais, mas anda repleto de mentiras, ameaças e deboche. Foi ocupado pela extrema direita, pelo menos o que eu leio. Leio cada vez menos, é claro, mas a impressão que dá é que realmente é o único canal de comunicação dos fascistas. Dizem de tudo, que o Lula morreu, que é mentira a internação, que o vídeo do Lula caminhando é falso, que os comunistas estão tomando conta do país, que vão fazer isso e aquilo, que vão fechar as igrejas, matar criancinhas e comer cachorros. Não, isso quem disse foi o Trump, mas vale. 

    Hoje, com a prisão do Braga Netto começa a articulação da reação venenosa. Alexandre de Morais então é o mais visado. Ataques, ameaças e xingamentos ocupam todos os posts. Depois sobra pro Lula, pro Barroso e até para o Nunes Marques e seus votos com a maioria do STF.

    Blogueiros processados pelo Estado Brasileiro, foragidos da justiça, pessoas incompetentes e desconhecidas, mulheres bradando suas vozes contra Janja e Lula, Allan dos Santos dizendo que os dias estão contados para este governo e sobretudo, mentiras que anunciam processos contra o estado. Os Estados Unidos se organizando para derrubar o governo por aqui, processos nos tribunais internacionais denunciando a liberdade de expressão. Como estão se expressando, então? Me parece absurdo e o resultado claro desta nova realidade que se criou com o desenvolvimento das redes sociais.

     Todos podem tudo. Por um lado, é ótimo, mas por outro, sem regulamentação, fica uma terra de ninguém onde que tem um post é rei. Vale tudo realmente e nesta guerra sem fronteira se você der sopa cai no primeiro post perdido. Todos emitem opinião e ninguém checa se é verdadeira. Pesquisa recente mostrou, e não estou inventando, que mais de 70% das pessoas não verifica a veracidade dos fatos que lê na internet. É o de sempre. Mentiras fazem sucesso porque são capazes de inventar sem limites. O desmentido não pega, não viraliza. 

    Sem checar a veracidade dos fatos fica uma luta injusta. Vale inventar tudo. Não costumo inventar. No máximo talvez desejar ou adiantar uma notícia. Então vamos lá, e não é para o X. Bolsonaro foi preso. Aguardem em todos os meios de comunicação, verdadeiros ou não.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: