Vitória de Boulos interessa a todos nós
"Boulos tem mostrado ser um candidato à altura dos desafios impostos pela travessia de 2024", avalia Paulo Moreira Leite
O bom desempenho de Guilherme Boulos na eleição que centraliza corações e mentes na campanha municipal de 2024 deve ser encarado como uma oportunidade importante oferecida pela história do país.
Trata-se de uma disputa pela prefeitura da maior cidade brasileira, com todo o peso social, a força econômica e a consequente energia política que isso representa. Médico de formação, com uma militância reconhecida nas lutas populares da periferia de São Paulo, há muitos anos abençoado por Lula, Boulos chega à reta final com chances reais de vitória no segundo turno.
A conjuntura nacional, por razões que todos compreendem, é bastante específica. Após quatro décadas de conquistas sociais e avanços em diversas áreas da vida brasileira, simbolizados pelos governos Lula e Dilma, grande parte desses avanços se encontra sob ameaça direta de uma restauração reacionária. Em um pacto que reúne forças do imperialismo com o grande capital nacional, o objetivo é promover um retrocesso em todas as áreas, restabelecer o elitismo político, a violência contra os mais pobres e a subserviência aos poderosos.
Em 2024, a eleição para prefeito de São Paulo ocorre dentro de um calendário político específico, que pode ser entendido de forma peculiar — como um intervalo entre duas eleições presidenciais, a de 2022 e a de 2026. Não é possível dormir em berço esplêndido, portanto.
Em um ambiente de múltiplas incertezas, entre lideranças que se aposentam e outras em formação, Guilherme Boulos demonstra ter clareza política e a firmeza necessária para administrar a principal metrópole do país.
Neste cenário, propício ao ataque de forças reacionárias, interessadas em abrir caminho para uma virada na eleição presidencial de 2026, a disputa em São Paulo assume uma importância inegável.
Pelos compromissos já demonstrados com as necessidades do povo e pelo apoio da maior liderança operária da história do país, Guilherme Boulos tem mostrado ser um candidato à altura dos desafios impostos pela travessia de 2024.
Ele demonstra conhecimento dos grandes problemas da cidade e compreende as necessidades da maioria da população, características que lhe permitirão confrontar a demagogia reacionária dos candidatos treinados para iludir os humildes e desavisados.
Alguma dúvida?
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: