Alckmin destaca parcerias e sustentabilidade em evento Rumos 2025
Presidente em exercício participou do evento “Rumos 2025”, do Valor Econômico, nesta segunda-feira (24), e abordou avanços do Brasil no contexto global
247 - O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, enfatizou as oportunidades econômicas e ambientais do Brasil durante o evento "Rumos 2025", realizado pelo Valor Econômico em 24 de março. Em seu discurso, Alckmin abordou comércio exterior, investimentos verdes, segurança pública e tributação, ressaltando o papel estratégico do país no cenário global. "Os Estados Unidos e a China são grandes parceiros do Brasil. A China é o maior comprador do Brasil e os Estados Unidos, o maior investidor. Nossa disposição é defender o multilateralismo e o livre comércio. Podemos avançar; essa é a disposição brasileira", afirmou Alckmin.
O presidente em exercício destacou que o Brasil tem mais de três mil empresas americanas atuando em seu território e defendeu um modelo de negociação internacional que favoreça a reciprocidade. "Defendemos o ganha-ganha. O nosso empenho é avançar nas negociações", apontou.
Comércio exterior e desenvolvimento
Alckmin frisou a importância do fortalecimento do Mercosul e do recente acordo com a União Europeia, reforçando o papel do Brasil como protagonista em segurança alimentar, energética e climática. "Somos hoje o grande protagonista na segurança alimentar, na segurança energética e energia limpa com inúmeras oportunidades. E o grande protagonista na questão climática", afirmou.
Conquistas econômicas e sociais
O presidente em exercício também mencionou avanços na gestão atual, como a aprovação da Reforma Tributária, o fortalecimento do SUS e os investimentos em educação. "Temos um resultado muito positivo: cresceu o emprego na indústria, está na vanguarda da inovação, paga salários melhores e melhorou a sustentabilidade", destacou.
Medidas econômicas, como o Projeto de Lei para isentar do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil e o Crédito do Trabalhador, foram ressaltadas por Alckmin. "O Imposto de Renda é justiça tributária e social. Quem ganha menos, paga menos; quem ganha mais, paga mais", disse.
Sustentabilidade e investimentos verdes
No campo ambiental, Alckmin enfatizou o protagonismo do Brasil na transição energética e no combate ao desmatamento. "Mudou a postura do Brasil, que era não combater o desmatamento, para uma ação firme de combate", declarou.
O programa Mobilidade Verde (Mover) foi destacado como exemplo de sucesso, atraindo R$ 130 bilhões em recursos. Alckmin também mencionou o Fundo Clima e o Fundo Amazônia como instrumentos para fomentar a sustentabilidade e a descarbonização.
Segurança pública e políticas integradas
O presidente em exercício defendeu a integração das políticas de segurança pública e a cooperação com países vizinhos. "É preciso ter um trabalho que extrapole as nossas fronteiras de articulação", pontuou.
Perspectivas para 2025
Durante o evento, Alckmin expressou otimismo com a economia brasileira. Ele mencionou as expectativas de queda nos preços dos alimentos devido à recuperação das safras e ressaltou a importância do estoque regulador da Conab para conter oscilações. "A tendência será de queda de produtos, de alimentos, o que ajuda também a reduzir a inflação", concluiu.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: