HOME > Brasil Sustentável

Alexandre D’Ambrosio: “minério de ferro da Vale hoje ajuda a China na descarbonização”

Vice-presidente executivo da Vale falou à TV 247 sobre a longa parceria entre a empresa brasileira e o país asiático

Alexandre D'Ambrosio concedeu entrevista aos jornalistas Aquiles Lins e Joaquimde Carvalho (Foto: Reprodução/TV 247)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - No marco do evento de comemoração dos 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China, Alexandre D’Ambrósio, vice-presidente executivo da Vale, destacou a longa parceria entre a empresa brasileira e o país asiático, que precede até mesmo a formalização dos laços diplomáticos. "Temos 51 anos de relacionamento com a China e muito orgulho dessa parceria longeva", afirmou D’Ambrósio.

O executivo relembrou que a primeira exportação da Vale para a China ocorreu em 1973, com um carregamento de 20 mil toneladas de minério de ferro, um ano antes do estabelecimento oficial das relações diplomáticas entre os dois países. "Hoje, celebramos 50 anos de relação Brasil-China e 51 anos da relação Vale-China, totalizando 3 bilhões de toneladas de minério de ferro exportadas para a China."

O vice-presidente ressaltou a qualidade superior do minério de ferro fornecido pela Vale, que possui o maior teor de ferro do mundo, contribuindo para uma siderurgia com menor emissão de carbono. "A China é a maior produtora de aço do mundo, e o aço é o segundo maior contribuinte para as emissões de gases de efeito estufa. Nosso minério de ferro de alto teor permite uma produção com menor emissão de carbono, ajudando a China na sua jornada de descarbonização."

D’Ambrósio também destacou as inovações tecnológicas desenvolvidas pela Vale em parceria com universidades chinesas, como o briquete de minério de ferro, um produto patenteado que reduz as emissões de carbono em até 30% durante a produção de aço. "Inauguramos recentemente uma planta de briquetes em Vitória, Espírito Santo, e pretendemos ampliar essa produção, especialmente com a chegada da indústria do hidrogênio verde", acrescentou.

A parceria entre a Vale e a China, segundo Ambrósio, é um exemplo de colaboração que beneficia ambos os países, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inovação tecnológica. "Não existe descarbonização sem mineração. É necessário ter uma mineração sustentável, focada no desenvolvimento de produtos e tecnologias que permitam uma siderurgia verde", concluiu.

Assista à entrevista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: