TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Amazon lança no Brasil programa que incentiva compras sustentáveis

    Climate Pledge Friendly destaca produtos com certificações ambientais e promove consumo consciente

    Aquiles Lins avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço na agenda das empresas, e a Amazon é um exemplo claro disso. A gigante do varejo online acaba de trazer para o Brasil o programa Climate Pledge Friendly, que identifica e destaca produtos com características sustentáveis. Inspirado por mais de 40 certificações externas de renome, o programa já é sucesso em outros mercados, como América do Norte, Japão e Europa. A informação foi divulgada inicialmente pela própria Amazon.

    Com categorias que vão de Beleza e Cuidados Pessoais a Eletrônicos e Alimentos, o objetivo é simples: facilitar a vida dos clientes que valorizam práticas responsáveis e que buscam consumir de acordo com esses princípios. Segundo Maria Isabel Kossmann, Líder de Programas de Sustentabilidade da Amazon Brasil, a iniciativa une praticidade e consciência ambiental.

    “Desenvolver soluções sustentáveis é tão importante quanto torná-las mais acessíveis, para que nossos clientes possam encontrar, entender e adquirir produtos mais sustentáveis com facilidade. Nossos programas ajudam a atingir esse objetivo ao oferecer descrições claras e detalhadas de produtos selecionados em nosso site”, destaca Kossmann.

    Produtos com selo de sustentabilidade

    Globalmente, o Climate Pledge Friendly já reúne mais de 1,4 milhão de produtos, alcançando um público de 60 milhões de clientes que buscam características como materiais reciclados, maior eficiência no uso de água ou métodos de produção orgânicos. No Brasil, o programa incorpora certificações locais, como o selo Orgânicos do Brasil, que regula processos de produção dentro dos padrões nacionais, garantindo ausência de contaminação química.

    A empresa também amplia o escopo de consumo consciente com programas como o Amazon Quase Novo e o Reaproveite com a Amazon, que oferecem itens recondicionados e seminovos – de smartphones a impressoras – com o intuito de prolongar o ciclo de vida dos produtos e reduzir o desperdício.

    “Ao incluir produtos usados e recondicionados, ajudamos nossos clientes a fazer escolhas mais conscientes, contribuindo para a economia circular e incentivando práticas mais sustentáveis em larga escala”, explica Daniel Mazini, Country Manager da Amazon Brasil.

    Incentivo à reutilização e práticas ambientais

    Para os amantes de literatura, a Amazon também oferece uma Loja de Livros Usados, que facilita o acesso a obras em bom estado, a preços reduzidos. Além de estimular a reutilização, a iniciativa reduz o consumo de matérias-primas como papel e tinta, minimizando o impacto ambiental da produção editorial.

    Mazini destaca que o compromisso da empresa com a sustentabilidade vai além da oferta de produtos. “Na Amazon, entendemos que nosso crescimento e escala trazem grandes responsabilidades. Trabalhamos para incentivar nossos parceiros de vendas a oferecerem uma seleção de produtos que atenda aos altos padrões de sustentabilidade. Queremos que nossos clientes façam escolhas conscientes com facilidade e transparência.”

    O portal Compras mais Sustentáveis reúne todas as iniciativas da Amazon voltadas para o consumo consciente, centralizando informações e opções para o cliente. A plataforma reflete o esforço da empresa em liderar pelo exemplo, incentivando não apenas os consumidores, mas também os parceiros a adotar práticas mais éticas e sustentáveis. “Reconhecemos que, à medida que crescemos, também devemos liderar pelo exemplo e agir pelo meio ambiente, pensando no planeta e nas futuras gerações”, conclui Mazini.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: