Brasil e Japão firmam acordo para cooperação ambiental e desenvolvimento sustentável
Acordo ocorreu no contexto da visita de Estado que celebra os 130 anos de relações diplomáticas entre as nações
247 - Os governos de Brasil e Japão firmaram, nesta terça-feira (25/3), um memorando de entendimento que visa intensificar a cooperação técnica e financeira entre os dois países para promover o desenvolvimento sustentável. O documento foi assinado pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e pelo ministro do Meio Ambiente do Japão, Keiichiro Asao, na sede do Ministério do Meio Ambiente em Tóquio. O evento ocorreu no contexto da visita de Estado que celebra os 130 anos de relações diplomáticas entre as nações.
Durante a assinatura, Marina Silva destacou a importância do acordo para fortalecer a cooperação global no enfrentamento das mudanças climáticas. "A assinatura do memorando fortalece a cooperação global para o enfrentamento à mudança do clima rumo à COP30 e as relações entre Brasil e Japão em setores importantes para os dois países, como as agendas de mitigação, adaptação, meio ambiente urbano, tecnologia e mecanismos inovadores de financiamento", afirmou.
O acordo abrange diversas áreas estratégicas, incluindo a redução de emissões de gases de efeito estufa, sistemas de alerta precoce para eventos climáticos extremos, conservação da biodiversidade, gestão sustentável de resíduos e promoção da economia circular. Também contempla o acesso a recursos genéticos e o compartilhamento de benefícios, meio ambiente marinho e gestão de ecossistemas florestais, costeiros e offshore.
O memorando prevê instrumentos de execução como diálogos políticos, projetos conjuntos, pesquisas de viabilidade, compartilhamento de informações e organização de seminários e workshops. A parceria reforça o compromisso de ambos os países com o Acordo de Paris, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e o Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal.
O acordo também integra a "Iniciativa de Parceria Brasil-Japão sobre Meio Ambiente, Clima, Desenvolvimento Sustentável e Economias Resilientes", lançada em maio de 2024 após a visita do então primeiro-ministro japonês Fumio Kishida ao Brasil. A iniciativa visa enfrentar desafios globais como as crises climáticas, perda de biodiversidade, desertificação e poluição.
Marina Silva e Keiichiro Asao realizaram uma reunião bilateral após a assinatura do documento, discutindo temas prioritários para a COP30, financiamento climático e o fortalecimento do multilateralismo. Sinergias entre as convenções sobre Mudança do Clima, Diversidade Biológica e Combate à Desertificação também fizeram parte da pauta.
A visita de Estado também foi marcada por eventos simbólicos. Na manhã de terça-feira, Marina Silva participou da Cerimônia de Boas-Vindas no Palácio Imperial, com a presença do imperador Naruhito e da imperatriz Masako, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de uma comitiva de 11 ministros, além dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados.
Durante a cerimônia, o presidente Lula passou em revista as tropas ao som de "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, e cumprimentou as delegações. No fim do dia, participou de um jantar em sua homenagem no Palácio Imperial, onde, na saída, foi executada a música "Asa Branca", de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
Esta é a quinta visita de Lula ao Japão, mas sua primeira visita de Estado. O Japão realiza apenas uma visita de Estado por ano. A última ocorreu em 2019 com o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Desde então, a pandemia de Covid-19 interrompeu o calendário. A relação Brasil-Japão foi elevada ao status de Parceria Estratégica Global em 2014, durante visita do então primeiro-ministro Shinzo Abe ao Brasil.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: