TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Brasil e Reino Unido lançam missão para financiar a transição global de energia limpa

    A iniciativa se alinha ao Plano de Transformação Ecológica do Brasil

    Lula e Keir Starmer no G20, Rio de Janeiro-RJ, 19/11/2024 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A Missão de Financiamento da Aliança Global de Energia Limpa (GCPA), proposta pelo Brasil e pelo Reino Unido, foi apresentada no Rio de Janeiro com o objetivo de acelerar a transição para energias renováveis em escala global. O protocolo de intenções foi assinado nesta terça-feira (19) pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e busca apoiar as metas do Global Stocktake (GST) do Acordo de Paris, como triplicar a capacidade instalada de fontes renováveis e dobrar a eficiência energética até 2030. A iniciativa se alinha ao Plano de Transformação Ecológica do Brasil, que promove uma economia de baixo carbono e a criação de empregos de alta qualidade.

    O documento, ratificado por países como França, Noruega, Chile, Colômbia, Tanzânia, Emirados Árabes Unidos e Alemanha, destaca a importância de uma transição sustentável, inclusiva e justa que gere empregos, crescimento econômico e prosperidade global. A Agência Internacional de Energia (AIE) ressalta a necessidade de dobrar os investimentos em energia limpa nas economias avançadas e na China, enquanto os Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento (EMEDs) precisam aumentar seus investimentos em seis vezes para acompanhar a transição, evidenciando o desequilíbrio atual na alocação de recursos.

    A maior parte do financiamento deverá vir do setor privado, e os países signatários comprometem-se a criar ambientes favoráveis para atrair investimentos e desenvolver soluções financeiras que minimizem os riscos para investidores. Além disso, os governos se comprometem a facilitar a conexão entre investidores e oportunidades prioritárias, promovendo reformas para remover barreiras e fortalecer o setor de energia e finanças. A missão também inclui apoio à industrialização verde, inovação tecnológica e desenvolvimento da cadeia de suprimentos, com os países preparando planos de ação até abril de 2025 para alcançar os objetivos climáticos das próximas cúpulas COP30 e COP31.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados