TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Brasil prepara espaço para discutir economia sustentável na COP 30 em Belém

    Casa das Energias será vitrine para debates sobre descarbonização e transição energética, consolidando o Brasil como protagonista na economia verde

    Embaixador André Aranha Corrêa do Lago, presidente da COP-30, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. (Foto: Tauan Alencar/MME)
    Aquiles Lins avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - O Brasil contará com um espaço exclusivo para exposições, debates e palestras sobre economia sustentável durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém, no Pará. A estrutura, chamada “Casa das Energias”, está em fase final de planejamento e será um dos destaques da participação brasileira no evento. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante reunião com o embaixador André Aranha Corrêa do Lago, escolhido pelo governo federal para presidir a conferência.

    No encontro, Corrêa do Lago elogiou as iniciativas lideradas por Silveira para acelerar a descarbonização e ampliar o uso de energias renováveis no Brasil. Ele destacou, em especial, a Medida Provisória 1212 e a Lei do Combustível do Futuro, que criam bases regulatórias para a transição energética no país. Segundo o diplomata, essas ações são essenciais para o cumprimento das metas climáticas brasileiras e reforçam o protagonismo nacional na economia verde.

    Os dois também discutiram o crescente reconhecimento internacional dos avanços do Brasil na estruturação de marcos regulatórios voltados à sustentabilidade. Silveira ressaltou que a reputação do país nesse campo tem se fortalecido nos principais fóruns globais e citado como exemplo nos debates sobre transição energética. “Nós temos ouvido diversos relatos de líderes mundiais em energia sobre a importância dos marcos regulatórios da economia verde e da descarbonização que o Brasil tem adotado. No G20, no ano passado, assim como nos demais fóruns que temos participado, percebemos o otimismo dos países em investir no nosso país”, afirmou.

    A criação da “Casa das Energias” dentro da COP 30 se insere nesse contexto de valorização das políticas ambientais brasileiras. O espaço servirá como vitrine para apresentar projetos inovadores, discutir os desafios da transição energética e consolidar parcerias estratégicas com outros países. Para o governo, a iniciativa reforça a importância do Brasil no cenário climático global e abre novas oportunidades para atração de investimentos em tecnologias limpas.

    “A reunião de hoje com o embaixador André marca mais um passo importante na preparação para a COP 30, que promete ser um marco para o Brasil no cenário internacional, consolidando o país como um líder na transição para uma economia mais sustentável”, concluiu Silveira.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: