Brasil se destaca na transição energética global durante evento da IRENA
País é reconhecido por matriz limpa e avanços em energia renovável em Abu Dhabi
247 - O Brasil foi celebrado como um dos protagonistas da transição energética mundial durante a 15ª Assembleia Geral da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), realizada neste domingo (12/1) em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, representou o país no principal painel do evento, destacando a retomada do processo de ingresso do Brasil à agência, que reúne 170 membros, incluindo a União Europeia.
“É um reconhecimento que o Brasil avança fortemente na transição energética global, pela sua matriz de energia limpa e renovável com as energias hídrica, eólica, solar, de biomassa. Mais de 90% das nossas energias já são sustentáveis. Gratidão pelo reconhecimento que fez a IRENA, que agora nós voltamos a dar os passos necessários para fazermos parte integralmente do planejamento energético global através da agência”, afirmou Silveira durante sua participação.
A participação brasileira no evento ocorre em um momento de destaque para o país, que busca fortalecer sua liderança no cenário internacional em energia renovável. Silveira ressaltou o trabalho conjunto com a IRENA, que foi convidada a secretariar a Coalizão Global para Planejamento da Transição Energética e Segurança Energética. Esta coalizão será liderada pelo Brasil durante sua presidência no G20.
O ministro também destacou a importância da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será sediada no Brasil, como plataforma para avançar em políticas de transição energética. “Queremos aproveitar este fórum tão importante que vai ser a COP 30 para sensibilizar o mundo para que a gente possa fazer os investimentos de forma adequada, para que os países que já se industrializaram, os países ricos, possam cumprir os seus compromissos internacionais. Vamos fortalecer o planejamento energético para que a gente possa fazer justiça com os países do Sul Global, reconhecendo a importância do combate mais completo e absoluto à pobreza energética”, afirmou.
Silveira também apontou a transição energética como uma oportunidade econômica, além de ser um imperativo ambiental. “Além da sustentabilidade, a transição energética também é uma oportunidade econômica, fazendo com que ela seja justa, inclusiva e equilibrada, gerando emprego e renda”, declarou.
Durante o painel “Acelerando a transição para as energias renováveis – O caminho a seguir”, o ministro detalhou iniciativas brasileiras que buscam reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Entre elas estão o programa Combustível do Futuro, que incentiva biocombustíveis; o Luz para Todos, voltado à universalização do acesso à energia; e o Energias da Amazônia, que busca promover soluções sustentáveis na região.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: