Cláudio Castro anuncia política estadual de transição energética do Rio de Janeiro no Energy Summit
"O Rio de Janeiro lidera a ideia de transição energética, e acreditamos que a agenda 2030, que é a agenda verde, será a mais importante para o nosso futuro," afirmou o governador
247 - No segundo dia do Energy Summit, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL) anunciou o novo Projeto de Lei que "cria a Polícia Estadual de Transição Energética, e dá outras providências'.
A proposta visa dispor sobre a institucionalização da transição energética, uma das principais transformações no sistema de energia. A medida tem motivações que vão desde questões econômicas até questões ambientais, como a urgência climática e a necessidade de maior inserção de energias de baixo carbono.
Com isso, é de crucial importância a definição de uma política estadual de transição energética que entenda quais são os impactos, quais os desafios e oportunidades eles trazem e como o estado deve atuar para que essa transição gere mais impactos positivos, e também possa traçar as ações do governo do estado.
“No ano passado, conseguimos reduzir o desmatamento da Mata Atlântica em 68%, o que nos rendeu reconhecimento do Supremo. Além disso, o nosso petróleo PSAL é considerado o mais verde do mundo, por ser o que menos emite carbono. O Rio de Janeiro lidera a ideia de transição energética, e acreditamos que a agenda 2030, que é a agenda verde, será a mais importante para o nosso futuro," afirmou o governador Cláudio Castro.
O Energy Summit, que se encerra nesta quarta-feira (19), tem sido um grande sucesso, reunindo especialistas e líderes do setor energético para discutir os desafios e oportunidades da transição energética. O evento já se tornou referência no calendário global do setor.
Como maior produtor de petróleo e gás natural do país e com uma matriz de geração de eletricidade mais intensiva em carbono que a média nacional, o Rio de Janeiro se destaca por sua experiência no setor offshore e naval, além de ser o único gerador nuclear do Brasil.
“Em 2020, ocupamos a incômoda 27ª posição no ranking de digitalização de governo. No ano seguinte, subimos para a 16ª posição, depois para a 9ª, e ano passado alcançamos a 3ª posição. Agora, em julho, esperamos estar entre a primeira e a segunda colocação", finaliza o governador.
A nova política estadual de transição energética é um passo importante para alcançar um futuro mais sustentável para o Rio de Janeiro e para o Brasil.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: