Combater o desperdício é fundamental para reduzir a fome no mundo, diz ativista
Surthany Hejeij, influenciadora venezuelana e libanesa, promove conscientização sobre sustentabilidade e segurança alimentar nas redes sociais
247 – O combate ao desperdício de alimentos tem papel crucial na luta contra a fome mundial, uma visão amplamente defendida pela influenciadora Surthany Hejeij. Conhecida por seu ativismo nas redes sociais, a venezuelana e libanesa, que é popularmente chamada de Surthy, utiliza sua plataforma digital para conscientizar seus seguidores sobre práticas sustentáveis e a importância da distribuição justa de alimentos. Em declarações à Agência Gov, Surthany reafirmou sua crença no potencial das redes sociais para influenciar de maneira positiva.
“Acredito muito no poder das redes sociais para influenciar as pessoas de forma positiva. Adoraria que as crianças que entram nas redes diariamente pensassem em promover o fim da fome no mundo”, comentou Surthany, destacando que pequenos gestos podem ter impactos significativos na segurança alimentar global.
Nesta quinta-feira (14), a ativista participou do G20 Talks, no Rio de Janeiro, em um painel que contou com a presença de figuras ilustres como a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, a atriz e ativista sul-africana Nomzamo Mbata, e a economista Tereza Campello. Durante sua participação, Surthany enfatizou a importância de influenciadores digitais usarem sua voz para combater a fome e promover práticas sustentáveis. Em suas palavras, “queremos soluções, porque às vezes falamos muito, mas queremos mesmo ver os números mundiais diminuírem”.
Uma voz para a mudança
Surthany, que frequentemente compartilha sua rotina e suas iniciativas comunitárias, como a produção e distribuição de alimentos em pequenas aldeias, acredita que os influenciadores têm um papel vital na promoção de mudanças. “Há muitas questões que podemos resolver a partir das nossas casas, usando as redes sociais, e isso tem sempre um impacto muito positivo para o mundo todo”, reforçou.
Para a ativista, o desperdício de alimentos não é apenas uma questão de logística, mas um reflexo de como recursos valiosos são negligenciados. “O desperdício diário de alimentos constitui um fator que impacta a fome no mundo. Significa que grandes quantidades de alimentos que talvez pudessem ser distribuídas de outras formas são jogadas fora”, explicou.
Soluções que fazem a diferença
Surthany destacou ainda que, embora eventos como o G20 Talks ajudem a trazer visibilidade para temas cruciais, é fundamental que as discussões se traduzam em ações práticas. “Que surjam soluções de fato. Soluções reais”, apelou, ressaltando a urgência de diminuir o número de pessoas que enfrentam a insegurança alimentar diariamente.
Apesar de nunca ter enfrentado a fome pessoalmente, a influenciadora foi criada em um lar que a ensinou a olhar além de suas próprias necessidades. “Sinto que tive tudo na minha vida. Fui criada pelos meus pais, que se certificaram de que nunca me faltaria nada em casa, mas mesmo assim me educaram com os valores que permitiram compreender o que se passava à minha volta e não pensar apenas em mim”, contou Surthany, exemplificando como os princípios aprendidos na infância moldaram sua visão de mundo e seu trabalho social.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: