Conheça a biblioteca colaborativa com soluções regenerativas e sustentáveis em 14 idiomas
Pesquisadores, professores e cientistas de várias partes do mundo compartilham seus projetos na rede global criada por um brasileiro
Beatriz Bevilaqua, 247 - Como regenerar um planeta cada vez mais destruído? Neste episódio do programa “Brasil Sustentável”, na TV 247, o entrevistado é Fabiano Porto, jornalista ambiental e criador do Instituto Regeneração Global, uma plataforma colaborativa com quase 1000 soluções sustentáveis e regenerativas. O site está disponível em 14 idiomas e dividido em 8 áreas essenciais como energia, água, alimentação, moradia, transporte, medicina, consciência e sistema. Pesquisadores, professores e cientistas de várias partes do mundo compartilham seus projetos na rede.
O movimento regenerativo cresceu durante a pandemia, assim como a biomimética, campo que estuda e imita os processos, estruturas e sistemas encontrados na natureza para resolver problemas humanos e criar novas tecnologias. A ideia central é que a natureza, durante bilhões de anos de evolução, desenvolveu soluções eficientes para uma ampla gama de desafios. Ao entender e aplicar essas soluções, é possível criar inovações que sejam sustentáveis, eficientes e eficazes.
“A humanidade consome 4,5 planetas de recursos por ano. Hoje não podemos focar somente na sustentabilidade, temos que criar regeneração e modelos que gerem impacto positivo no meio social e ambiental. Criamos uma biblioteca colaborativa global de soluções em diversos idiomas, inclusive em línguas asiáticas e qualquer pessoa pode contribuir. Basta cadastrar um projeto e nossa equipe irá checar cada informação antes da validação em nossa plataforma”, afirmou Fabiano.
Para o jornalista, o intercâmbio de projetos realizados no mundo impulsiona o acesso a soluções para desafios complexos. Mais de 40 países já cadastraram projetos no site. “Um exemplo que está em nossa plataforma é a ‘ice stupa’ , que desenvolve geleiras artificiais para serem usadas no deserto extremo. Assim, quando elas derreterem na primavera irão fornecer a água necessária aos vilarejos e à agricultura”, explicou Fabiano.
Este projeto demonstra o quanto a engenharia e a criatividade podem se unir para resolver desafios ambientais e melhorar a qualidade de vida em regiões que enfrentam problemas específicos. Logo, em meio a tantas questões da sociedade, a troca de conhecimento científico se mostra essencial para a humanidade.
Durante a entrevista ele traz vários outros exemplos de soluções globais e discute futuros possíveis.
Assista na íntegra aqui:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: