“Economia circular é fundamental para o futuro do planeta", diz Raquel Lyra
Governadora de Pernambuco celebrou parceria entre Heineken e Ambipar para reaproveitamento do vidro
247 – Fortalecendo a atração de investimentos sustentáveis, Pernambuco recebeu o primeiro centro de reciclagem de vidro promovido pelo Grupo Heineken no Brasil. O espaço, localizado em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foi erguido em parceria com a gestora de resíduos Ambipar e contou com um investimento inicial de R$ 8 milhões. Com capacidade para processar 25 mil toneladas de vidro por ano, o projeto reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a economia circular.
O anúncio do centro de beneficiamento de vidro foi feito em uma cerimônia no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e da vice-governadora, Priscila Krause, além de representantes da Heineken e da Ambipar. Na ocasião, Lyra destacou a relevância dessa iniciativa para o estado e para o planeta. “Em tempos de mudança climática, trabalhar a economia circular é uma estratégia fundamental para permitir a sobrevivência do nosso planeta. Iniciativas como essa merecem ser replicadas. Acreditamos muito no poder da união com a iniciativa privada, poder público e organizações sociais para permitir que o nosso Estado possa crescer sem deixar ninguém para trás. Queremos que as melhores iniciativas nasçam ou sejam fortalecidas em Pernambuco”, afirmou a governadora.
Entendendo a economia circular e sua importância
A economia circular é um modelo que busca otimizar o uso de recursos e reduzir o desperdício. Ao contrário do modelo linear tradicional — que se baseia em extração, produção, consumo e descarte —, a economia circular envolve a reutilização, reciclagem e recuperação de materiais, estendendo sua vida útil e reintegrando-os ao ciclo produtivo. Essa abordagem é fundamental para a preservação ambiental, a conservação de recursos naturais e a criação de uma cadeia produtiva mais sustentável.
Iniciativas como a da Heineken são importantes porque mostram como práticas sustentáveis podem ser incorporadas ao processo produtivo, contribuindo para uma economia mais verde e menos dependente de recursos novos. Além disso, o fortalecimento de ações de economia circular ajuda a enfrentar desafios como o acúmulo de resíduos sólidos e a redução das emissões de carbono, temas centrais em tempos de mudanças climáticas.
Pernambuco no caminho da sustentabilidade
A nova instalação é parte do pacote de sustentabilidade Heineken Spin, lançado em junho e que também abrange projetos de agricultura regenerativa e ações sociais em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa). Para a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas-PE), Ana Luiza Ferreira, o estado avança para uma nova era de economia regenerativa. “Uma economia que não é somente verde, mas que também não deixa ninguém para trás. A política principal de Pernambuco é a justiça ambiental e climática, e a redução de desigualdades extremas”, ressaltou Ferreira.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, também comemorou a parceria com o setor privado. “Quando nos sentamos para escrever o PerMeie, sabíamos que o desafio era encontrar quem seriam os parceiros da iniciativa privada que comprariam essa ideia. Encontramos esses parceiros na Ambipar e na Heineken. É com muita gratidão que a gente dá esse passo junto”, declarou.
Benefícios para a economia local e meio ambiente
O centro de reciclagem em Jaboatão dos Guararapes vai trabalhar em conjunto com cooperativas e catadores independentes, comprando o vidro coletado por eles para posterior processamento. “Já de início são 10 cooperativas integradas ao hub e, além disso, teremos instalações em condomínios residenciais para coletar essa matéria-prima e parcerias com estabelecimentos comerciais. Hoje temos gestão em terminais de transporte público, shopping centers, hospitais e hotéis”, explicou Felipe Cury, Head de Pós-consumo da Ambipar.
O material tratado será vendido para vidreiras que, por sua vez, fabricarão novas garrafas de Heineken, completando um ciclo sustentável de reaproveitamento. Essa iniciativa promete impulsionar a renda dos catadores, fortalecer o mercado de reciclagem e beneficiar o meio ambiente com a redução de resíduos.
Repercussão e apoio local
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como os deputados estaduais Mário Ricardo, France Hacker e Roberta Arraes; o prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino; e vereadores do Recife, entre outros. Para o deputado estadual Mário Ricardo, o momento é emblemático. “Fico muito feliz em estar vivendo esse momento, sabendo que essas duas empresas se juntam para fazer uma iniciativa que seja modelo para as outras”, declarou.
Com a implementação desse projeto em Pernambuco, o estado se posiciona como referência em práticas sustentáveis e na atração de investimentos que visam o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: