Em encontro com Lula, Scholz diz que transição energética deve gerar empregos no Brasil
Chanceler alemão e Lula reforçam parceria na área ambiental
247 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na última segunda-feira, 23 de setembro, com o chanceler alemão Olaf Scholz, na missão diplomática da Alemanha em Nova York. O encontro, parte da agenda de ambos os líderes durante a Assembleia Geral da ONU, teve como foco o fortalecimento das relações bilaterais e a cooperação em temas cruciais, como sustentabilidade, transição energética e as próximas cúpulas do G20 e das Conferências do Clima (COP).
Scholz aproveitou a ocasião para destacar a importância de uma transição ecológica que também impulsione o desenvolvimento econômico e a criação de empregos no Brasil. Segundo ele, a transição energética não pode ser apenas uma questão ambiental, ela deve gerar empregos de qualidade e promover o desenvolvimento industrial no Brasil. Ele também mencionou o papel da Alemanha como parceira estratégica do Brasil em tecnologias limpas e no fortalecimento de uma economia de baixo carbono.
Além disso, os dois líderes discutiram a continuação das Consultas Intergovernamentais de Alto Nível entre Brasil e Alemanha, que ocorreram pela última vez em dezembro de 2023, em Berlim, e estão previstas para serem retomadas em 2025, no Brasil. Essas consultas são uma plataforma central para o diálogo entre as nações, promovendo projetos de cooperação em áreas como bioeconomia e desmatamento zero até 2030.
Outro tema em destaque foi a próxima Cúpula de Líderes do G20, marcada para novembro deste ano, no Rio de Janeiro, na qual Scholz confirmou sua presença. Durante o encontro, Lula reiterou o convite para que a Alemanha integre a Aliança Global contra a Fome, uma das principais bandeiras brasileiras no âmbito do G20.
O chanceler alemão elogiou as iniciativas do Brasil em promover a sustentabilidade e reforçou o apoio de seu país a projetos que visam a industrialização verde e uma agricultura de baixo carbono. A cooperação entre os dois países deve, segundo Scholz, "servir de exemplo global de como a proteção ambiental pode estar aliada ao desenvolvimento econômico".
A reunião ocorreu antes de um almoço promovido pela missão alemã, que contou com a presença de outros líderes, como a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e o presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez.
A parceria entre Brasil e Alemanha segue sendo estratégica no cenário internacional, com foco na construção de uma economia mais sustentável e justa, conforme reforçado pelas declarações conjuntas dos dois chefes de Estado.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: