Empresas se unem em onda de solidariedade ao Rio Grande do Sul
Doações de produtos que a empresa fabrica ou comercializa e dos serviços que presta são práticas de governança e sustentabilidade
247 - Empresas estão se unindo uma corrente de solidariedade vem se espalhando pelo Rio Grande do Sul, relembrando os tempos desafiadores da pandemia. Enchentes e inundações atingiram 414 dos 497 municípios do estado, o que representa cerca de 83% de sua extensão. Com cidades inteiras sendo evacuadas e o estado declarado em situação de calamidade pública, o número total de vítimas e o prejuízo material ainda não podem ser precisamente quantificados.
Nesse cenário, surge uma recomendação importante para as empresas: a adoção de práticas de responsabilidade social. Sonia Consiglio, especialista em sustentabilidade, ressalta que as empresas desempenham um papel crucial na sociedade, possuindo uma autonomia significativa em comparação com o setor público. Em declaração à CNN, ela enfatiza a importância de as empresas de grande porte, que têm grande visibilidade e impacto na vida das pessoas, se posicionarem e contribuírem para lidar com essa tragédia que afeta a todos.
Para aumentar o potencial de impacto positivo, Consiglio sugere que as doações das empresas estejam alinhadas com os produtos que fabricam ou comercializam, bem como com os serviços que oferecem. Ela destaca que essa estratégia não apenas atende às demandas mais básicas, mas também permite que as empresas exerçam um impacto mais significativo, aproveitando sua estrutura, processos e produtos.
Além disso, é recomendado às empresas diretamente afetadas que estabeleçam um comitê de crise e priorizem o cuidado com seus funcionários, fornecedores e clientes. Essas ações são fundamentais para lidar com os desafios imediatos e promover a sustentabilidade e a governança empresarial em meio a essa crise.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: