Governo do DF apresenta ações de transição energética à Aneel
Ibaneis Rocha destaca iluminação pública com LED, energia fotovoltaica e ônibus elétricos como medidas para tornar Brasília referência nacional
247 - O Governo do Distrito Federal (GDF) tem ampliado seus esforços na transição energética, buscando tornar Brasília uma referência nacional em sustentabilidade e eficiência energética. Nesta quinta-feira (30), o governador Ibaneis Rocha e o presidente da CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB IPes), Edison Garcia, apresentaram ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araujo Feitosa Neto, as principais iniciativas adotadas na capital federal.
A transição energética representa uma mudança estrutural na forma de geração e consumo de energia, priorizando fontes renováveis como solar, eólica e hidrelétrica. No Distrito Federal, essa pauta tem sido impulsionada por diversas ações do governo. Um dos marcos dessa estratégia foi a sanção da Lei Distrital nº 6.891, conhecida como Lei de Renováveis, que incentiva a adoção de fontes limpas de energia. Além disso, a substituição das luminárias de vapor de sódio por modelos de LED tem sido uma prioridade da CEB IPes, reduzindo o consumo energético e as emissões de CO².
O governador Ibaneis Rocha destacou o compromisso do governo com a transição energética e citou as principais medidas adotadas. “Temos trabalhado esse assunto dentro do governo, seja para implementar energia limpa nos prédios públicos, seja com a troca da iluminação de todo o DF por luminárias de LED. Também apostamos na energia fotovoltaica e, juntamente com ações na mobilidade, onde buscamos ampliar o uso de ônibus elétricos e isentamos veículos elétricos e híbridos do pagamento do IPVA, esperamos ser o exemplo para todo o país”, afirmou.
O presidente da CEB IPes, Edison Garcia, reforçou a parceria com a Aneel e detalhou as ações em andamento. “Apresentamos toda a política do GDF e da CEB sobre transição energética, incluindo investimentos na geração de energia limpa por meio de usinas fotovoltaicas e um programa de iluminação pública sustentável. Essa estratégia visa não apenas reduzir o consumo de energia, mas também diminuir a emissão de carbono. Estaremos juntos buscando aprimoramento regulatório e fortalecendo esse programa de transição energética, que é fundamental para o futuro da capital”, explicou Garcia.
O diretor-geral da Aneel, Sandoval de Araujo Feitosa Neto, ressaltou a importância da cooperação entre os governos local e federal na implementação dessas iniciativas. “Nós acompanhamos o discurso do governador Ibaneis Rocha [no evento do Lide, em Zurique]. Naquela ocasião, o governador lançou as diretrizes para que Brasília passe a ser referência nacional na área de eficiência energética, geração limpa e renovável. Coloco a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) à disposição do governador e do GDF para que possamos avançar com iniciativas nesse sentido”, comentou Feitosa Neto.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: