Itaipu entrega veículos elétricos a municípios e reforça compromisso com a sustentabilidade
Ação beneficia 12 cidades do Paraná com frotas renovadas, obras ambientais e apoio à transição energética
247 - A Itaipu Binacional entregou, nesta sexta-feira (10), em Loanda (PR), 16 veículos elétricos ao Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (Comafen), composto por 12 municípios da área de proteção ambiental da bacia hidrográfica do rio Ivaí. A iniciativa faz parte do programa "Itaipu Mais que Energia", que prevê um total de R$ 24 milhões em investimentos até 2026, englobando não apenas veículos e eletropostos, mas também obras de pavimentação, recuperação ambiental, geração de energia fotovoltaica e melhorias em coleta seletiva e gestão de resíduos.
Em declaração à imprensa, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou que a iniciativa atende a uma diretriz do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reforçou a necessidade de apoiar pequenos municípios com menores índices de desenvolvimento humano (IDH). “Itaipu é modelo de sustentabilidade e estará presente aqui por meio deste convênio, com investimentos e ações socioambientais que impactem na vida dessas populações”, afirmou Verri.
Os veículos entregues serão destinados às secretarias de saúde, educação e outros setores, com a finalidade de substituir veículos antigos por modelos mais sustentáveis, contribuindo para a redução de emissões de carbono e o alcance das metas climáticas da Agenda 2030 da ONU. O presidente do Comafen e prefeito de Loanda, Zé Maria, celebrou a entrega, ressaltando os benefícios econômicos e ambientais: “Além de não agredirem o meio ambiente, esses carros vão ajudar os municípios a diminuírem os grandes custos que têm com combustíveis”.
Carlos Carboni, diretor de Coordenação da Itaipu, reforçou a importância do uso dos veículos elétricos como um passo na transição energética: “Além da economia que vai proporcionar aos municípios, é importante trazermos para a sociedade esse debate da energia do carro elétrico, no contexto da transição energética”.
Combate à erosão e preservação ambiental
Após a cerimônia de entrega, os representantes da Itaipu e do Comafen visitaram as obras de recuperação de uma gigantesca erosão em Loanda, conhecida como “Erosão Água da Mina”. A ação é fruto de um convênio entre a Itaipu e o Instituto Água e Terra, que destinará mais de R$ 46 milhões para a contenção do problema. As intervenções combinam engenharia civil e bioengenharia, promovendo a recuperação ambiental e prevenindo futuros impactos.
A recuperação da área é emblemática no contexto das ações do programa "Itaipu Mais que Energia", que visa fortalecer a gestão integrada de solo e água nos municípios atendidos. Iniciativas como essa refletem o compromisso da Itaipu Binacional com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, beneficiando diretamente as comunidades da região.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: