TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    Jornalista brasileira denuncia retrocesso ambiental na Austrália e defende conceito de "Ecologia Profunda"

    "Escutamos só coisas boas em relação à Austrália, mas eles são extremamente irresponsáveis em relação às suas políticas ambientais”, alertou Karina Miotto

    Jornalista Karina Miotto acaba de lançar um livro chamado “A coragem de transformar o mundo”. (Foto: Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Beatriz Bevilaqua, 247 - Neste episódio do programa Brasil Sustentável, a TV 247 trouxe a jornalista ambiental, Karina Miotto. Ela morou na Amazônia e coordenou uma equipe de reportagem espalhada nos 9 países da bacia amazônica. Além disso, atualmente mora na Austrália, atua com projetos ambientais locais e acaba de lançar um livro chamado “A coragem de transformar o mundo”.

    A jornalista comentou os desafios na cobertura na Amazônia e a denúncia de crimes socioambientais. “Eu vivi dois lados muito extremos de um mesmo mundo - a beleza exuberante da floresta amazônica e o paradoxo da destruição e da ganância de seres humanos completamente desconectados de si e do planeta”, disse. 

    Já na Austrália, Karina também teve uma experiência muito parecida com a que teve na Amazônia de completo desrespeito com a natureza. “A Austrália é o país de primeiro mundo que mais desmata. Escutamos só coisas boas em relação ao país, mas eles são extremamente irresponsáveis em relação às suas políticas ambientais”, alertou. 

    A jornalista conta que as florestas australianas estão sendo destruídas por empreendimentos imobiliários e existem ONGs que lutam para salvá-las. Neste exato momento Karina tem feito uma pesquisa robusta junto à Universidade de Melbourne, na região dos alpes australianos, com a comunidade local e uma rede de stakeholders. O objetivo é transformar o estudo em um relatório robusto e  buscar o diálogo entre os que desejam crescimento econômico e os que querem preservar a natureza local. “Em resumo queremos encontrar um consenso que leve em conta a sustentabilidade da região, sem mais cabo de guerra entre as duas partes. É um projeto que desejo espalhar pelo mundo”, disse Karina Miotto.

    Ecologia Profunda

    Além disso, neste momento ela também está lançando o livro “ A coragem de transformar o mundo”, que traz o conceito de ecologia profunda, uma filosofia ambiental que busca questionamentos e formas éticas de estar no mundo. “Ao adotar a ecologia profunda como visão de mundo, mergulhamos em uma compreensão mais sistêmica, complexa e ampliada de nossa relação com nós mesmos, com os outros e com o planeta. Essa abordagem não se limita a questões ambientais - ela nos desafia a reconhecer a interconexão de todas as formas de vida e a repensar nosso papel no grande esquema da existência”, explica.

    O programa Brasil Sustentável traz a cada semana um(a) especialista de alguma parte do país ou do mundo para compartilhar os desafios e possíveis soluções para o cenário de crise ambiental que vivemos hoje. O programa é conduzido pela jornalista Beatriz Bevilaqua, que também apresenta o “Empreender Brasil” e o “Sociedade do Amanhã”, onde discute semanalmente as principais transformações da sociedade nas últimas décadas e uma perspectiva sobre o nosso futuro.

    Assista  à entrevista na íntegra:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: