TV 247 logo
    HOME > Brasil Sustentável

    “Metade do lixo que geramos é resíduo orgânico que poderia ser tratado”, diz especialista

    Engenheiro Ambiental Caio Souza Pires criou empresa que transforma resíduos sólidos orgânicos em solo vivo

    Caio Souza Pires é engenheiro ambiental pela USP e fundador da Angatu (Foto: Divulgação | Agência Brasília )

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Beatriz Bevilaqua, 247 - No segundo episódio do programa Brasil Sustentável, a TV 247 discutiu o futuro dos lixões e aterros sanitários, além de possíveis soluções para este cenário como a compostagem orgânica e a educação ambiental. O Brasil despeja 30 milhões de toneladas de lixo por ano de forma inadequada. Qual o nosso papel para proteger o solo, água e o meio ambiente? O engenheiro Ambiental Caio Souza Pires dá algumas pistas. Formado pela Universidade de São Paulo (USP), ele é fundador da Angatu, empresa que transforma resíduos sólidos orgânicos em solo vivo.

    O engenheiro se interessou pela compostagem em 2007, durante uma visita à bolsões de vulnerabilidade social em Florianópolis. Lá ele conheceu um movimento que ficou conhecido como “revolução dos baldinhos”, que coletava baldes cheios de lixo orgânico na casa de moradores para a compostagem orgânica.

    A região havia passado por uma proliferação de vetores - principalmente ratos, contaminação por leptospirose e houveram até algumas mortes. O poder público não estava dando a devida atenção à situação no bairro Monte Cristo e para resolver o cenário, os próprios moradores se reuniram e buscaram uma solução por meio da gestão comunitária de resíduos.

    Depois desta experiência, Caio mergulhou fundo nas técnicas de compostagem e inspirou amigos, familiares e vizinhos. “Mais da metade do lixo que geramos é resíduo orgânico que poderia ser tratado, deixando de contaminar solo, água e ar. Mesmo o aterro sanitário ainda libera certa contaminação pela geração de metano”, explicou o especialista.

    Como conseguimos mudar esse cenário? Só é possível eliminar os aterros sanitários, se cada um de nós fizer a gestão adequada de resíduos - o que requer acesso à educação ambiental e conscientização coletiva. Durante a entrevista, o engenheiro explica as diferentes formas de compostagem e debate questões éticas relacionadas à temática. Hoje Caio empreende transformando lixos em solo vivo para casas, condomínios, escritórios, negócios ou restaurantes.

    O programa Brasil Sustentável traz a cada semana um(a) especialista de alguma parte do país ou do mundo para compartilhar os desafios e possíveis soluções para o cenário de crise ambiental que vivemos hoje. O programa é conduzido pela jornalista Beatriz Bevilaqua, que também apresenta o “Empreender Brasil” e o “Sociedade do Amanhã”, onde discute semanalmente as principais transformações da sociedade nas últimas décadas e uma perspectiva sobre o nosso futuro.

    Assista à entrevista na íntegra:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: