"O Brasil tem tudo para liderar a industrialização verde no mundo, mas ainda falta ambição climática", diz Izabella Teixeira
Ex-ministra alerta para desafios globais e necessidade de novas abordagens geopolíticas e ambientais durante a Lide Brazil Conference, em Londres
Londres – Durante a Lide Brazil Conference, realizada em Londres, a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira destacou que o Brasil possui potencial para liderar a industrialização verde global, mas alertou sobre a falta de ambição climática do país. “Estamos terminando uma era no Brasil. Quem não entender de geopolítica, clima e inovação estará fora do século 21”, afirmou Teixeira, sublinhando a necessidade de o Brasil ir além do sistema multilateral e buscar um modelo de cooperação mais “plurilateral”.
Teixeira enfatizou que a questão climática se tornou permanente na agenda global, juntamente com a inflação dos alimentos, impulsionada pela guerra na Ucrânia, e a aceleração das mudanças climáticas. “Nenhum cientista previu isso. A questão climática chegou para ficar”, observou a ex-ministra.
Para Teixeira, o Brasil tem potencial para ser um “player global na oferta de bioenergia e na industrialização verde”, mas o debate interno ainda enfrenta resistência, especialmente em relação ao futuro da indústria de óleo e gás. Ela defendeu que é essencial ampliar a ambição climática e investir em inovações sustentáveis. “O Brasil tem tudo para liderar a industrialização verde no mundo”, reforçou.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: