Renan Filho debate investimentos sustentáveis em encontro promovido por grupo saudita no Rio de Janeiro
“São três metas: rentabilidade para o investidor, garantia de segurança alimentar e sustentabilidade ambiental”, declarou o ministro
247 - Com uma palestra sobre redes regionais de comércio e cadeias globais de suprimentos, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), discursou para mais de mil convidados entre líderes da indústria, especialistas em investimento e autoridades do governo no Summit FII Priority, que começou na quarta-feira (12), no Rio de Janeiro (RJ), e vai até esta quinta-feira (13). "Investir na Dignidade" foi o tema do evento, que propôs uma discussão ampla com o setor de infraestrutura no Brasil sobre transição ecológica, investimento em tecnologia e inovação para construir caminhos com inclusão social e garantia de direitos.
“O Brasil é grande produtor de alimento, é defensor da biodiversidade do planeta, defende e oferece investimentos sustentáveis e a gente tem também projetos rentáveis e isso é muito importante”, explicou Renan Filho na mesa que discutiu o tema “As redes comerciais regionais superarão as cadeias de fornecimento globais?”. Participaram do debate a presidente do conselho de administração da Agility, Henadi Al-Saleh; o conselheiro da Golden Gate Ventures Hussain Abdulla; o fundador e sócio-gerente da Stride Ventures, Ishpreet Singh Gandhi; e o Diretor Sênior de Economia & Estratégia de Investimento, Fundo de Investimento Público (PIF), Ismail Radwan.
Na avaliação do ministro, aqueles que vierem ao Brasil para fazer seus investimentos vão colher os frutos. “Além do retorno financeiro, vão facilitar a garantia da segurança alimentar no planeta. Se o Brasil exporta alimentos mais baratos - sobretudo insumos para produção de proteína animal - isso significa também colaboração para conter a inflação internacional que é um dos grandes problemas do mundo hoje, tudo isso com sustentabilidade ambiental”, resume.
Na ocasião, o ministro também promoveu os leilões de concessões de rodovias e ferrovias brasileiras que estão previstos até 2025. “São três as características principais dos investimentos do país: primeiro, rentabilidade para o investidor; segundo garantia de fortalecimento da segurança alimentar; e o terceiro é a sustentabilidade ambiental que o investimento aqui promove porque ele facilita a manutenção das florestas brasileiras de pé” disse Renan Filho em relação às vantagens de investimento internacional no Brasil.
O presidente Lula (PT) fez o discurso de abertura do evento durante a manhã de quarta-feira e reforçou que “o tema deste Fórum é investir na dignidade. E essa é nossa prioridade. Henry Ford já ensinava que os empresários só prosperam se os trabalhadores puderem consumir o que produzem. De nada adianta construir ilhas de prosperidade cercadas de miséria”.
A necessidade de crescimento econômico com distribuição de riquezas também foi mencionada pelo presidente. “A pobreza existe, ela é real, e nós temos responsabilidade. Esse é o papel do governante. E, por isso, que o investimento de vocês é bem-vindo. Por isso que a confiança de vocês no Brasil é bem-vinda. É porque, nós agora, o Brasil e a Arábia Saudita, nós fazemos parte do Sul Global. E nós queremos elaborar projetos de desenvolvimento que interessam aos países do Sul Global”, relatou Lula.
O Summit FII Priority é um programa desenvolvido pelo Instituto Future Investment Initiative (FII). O tema deste ano foi escolhido por ressaltar a importância do investimento em ações conscientes em matéria de clima, nas novas tecnologias mais poderosas e em soluções equitativas como semente fundamental. Nas palavras de Lula, "todos nós queremos tornar o mundo capaz de acolher com dignidade todos os seus habitantes - e não apenas uma minoria privilegiada".
O organizador do encontro, Instituto Future Investment Initiative (FII), é uma fundação global sem fins lucrativos, com um braço de investimento com ativos que somam US$ 925 bilhões e uma agenda que busca impactar a humanidade. O evento contou também com a presença dos ex-presidentes Felipe Calderón, do México; Juan Manuel Santos, da Colômbia; Jorge Quiroga, da Bolívia; e Laura Chinchilla, da Costa Rica, além de outras personalidades internacionais.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: