"Sul Global avançou mais na transição energética do que os países desenvolvidos", diz Alexandre Silveira
Ministro de Minas e Energia destaca liderança do Brasil e políticas públicas para a transição energética no Fórum Esfera, em Roma
247 - Em discurso no Fórum Esfera, realizado em Roma, o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira (PSD), afirmou que os países do Sul Global, incluindo o Brasil, avançaram mais na transição energética do que os países desenvolvidos. Segundo ele, o Brasil é líder nesse processo global e tem adotado diversas políticas públicas em um ano e nove meses do governo Lula (PT) para consolidar essa posição.
Entre as iniciativas, o ministro destacou o lançamento do programa “Combustível do Futuro”, que promove a ampliação do uso de biodiesel e a introdução do diesel verde, demonstrando o compromisso do governo em fortalecer a matriz energética do país com alternativas mais sustentáveis.
Silveira também ressaltou a importância de uma governança global para a transição energética, frisando que a cooperação internacional é essencial para que a mudança para energias limpas e sustentáveis ocorra de maneira equitativa. “Os países do Sul Global avançaram muito mais do que os países desenvolvidos”, afirmou, indicando que o Brasil não pretende perder essa oportunidade de liderar globalmente nesse setor.
O ministro ainda anunciou que o governo retomará as obras de Angra 3, a terceira usina nuclear brasileira. Ele explicou que a conclusão da usina é uma prioridade, já que o Brasil gasta R$ 200 milhões por ano apenas para a manutenção dos equipamentos. Além disso, Silveira revelou planos para o uso de energia nuclear em datacenters no país, indicando que essa será uma fonte estratégica para suprir a demanda crescente de energia nessas infraestruturas cruciais.
As declarações de Alexandre Silveira demonstram o compromisso do Brasil em acelerar a transição energética, diversificando suas fontes e se posicionando como líder global em sustentabilidade e inovação, ao mesmo tempo em que busca maior cooperação internacional para garantir uma transição equilibrada e eficiente.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: