Fórum discute potencial do Nordeste para liderar transição energética mundial
Fórum continua com discussões ao longo desta quinta-feira sobre os desafios e oportunidades para a região
247 - O 4º Fórum Debate para o Desenvolvimento, promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), está discutindo o potencial do Brasil, especialmente do Nordeste, para liderar a transição energética mundial. O evento reúne instituições nacionais e internacionais, como o Banco Mundial e o BNDES, para debater o financiamento de uma transição energética justa e inclusiva, destacando as oportunidades de energia limpa na região. Durante a abertura, a diretora da ABDE, Márcia Maia, enfatizou a urgência da transição energética, apontando o Brasil como um grande emissor de carbono, mas com uma matriz energética privilegiada e promissora.
Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, destacou a importância da inclusão social e econômica nesse processo, ressaltando o papel das instituições financeiras na redução das desigualdades regionais. Ele mencionou que, em 2023, o BNB investiu R$ 58,5 bilhões, sendo R$ 37 bilhões direcionados para energias renováveis. Além disso, Câmara enalteceu os programas de microcrédito, como o Crediamigo e o Agroamigo, que fomentam a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida na região.
Ruben Delgado, da Softex, abordou a relevância da tecnologia no processo de transição energética e o impacto das startups no setor. Paulo Simplício, da Agência Francesa de Desenvolvimento, reforçou a parceria com o BNB e o foco em projetos de energia renovável no Nordeste, destacando a prioridade para energia solar, eólica e hidrogênio verde. O fórum continua com discussões ao longo do dia sobre os desafios e oportunidades para a região. Confira a programação:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: