TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Brasil

“A indústria precisa ser competitiva", diz Alckmin

O vice-presidente participou do evento “States of the Future”, realizado paralelamente aos encontros relacionados ao G20

Geraldo Alckmin (Foto: Julio Cesar Silva (MDIC))

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 – O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou nesta quinta-feira (25) os esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para fortalecer a indústria brasileira.

Durante o evento “States of the Future”, realizado paralelamente aos encontros relacionados ao G20, Alckmin abordou a desindustrialização precoce do Brasil. De acordo com a reportagem do Valor Econômico, ele explicou que, enquanto algumas economias transferem suas indústrias para outro local para reduzir custos após o fortalecimento econômico nacional, o Brasil se tornou caro antes de enriquecer, sendo custoso produzir e exportar no país.

Em discurso, o ministro apontou a recente Reforma Tributária como uma medida para reduzir a cumulatividade de impostos em produtos e serviços brasileiros. Citando um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ele destacou que a reforma pode aumentar o PIB do Brasil em 12%, com projeções de crescimento de 14% nos investimentos e 17% nas exportações.

“Temos nos empenhado em nos reindustrializar e agregar valor [aos produtos e serviços brasileiros]”, afirmou.

Ele também enfatizou a necessidade de reduzir o custo de capital para investimentos industriais, ressaltando a atuação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nesse contexto. “Indústria precisa ser competitiva; aí pode entrar o BNDES [a oferecer crédito mais afável]” disse.

O evento “States of the Future”, iniciado na segunda-feira (22) e com término previsto para sexta-feira (26), debate um modelo de Estado que garanta o desenvolvimento sustentável. Na ocasião, Alckmin também mencionou o potencial de crescimento da indústria de energia, principalmente as renováveis, e sugeriu que o Brasil tem a capacidade de se tornar um grande produtor de SAF, combustível produzido a partir de matérias-primas renováveis.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados