TV 247 logo
    HOME > Brasil

    A saga dos Lewandowski: o atacante e o goleiro

    Eles se parecem e têm raízes familiares comuns. Robert Lewandowski é a maior promessa do futebol europeu: fez o primeiro gol da Euro 2012 e deve se transferir para o Manchester. Aqui, o ministro Ricardo Lewandowski, do STF, é pressionado a colocar em jogo a bola do mensalão

    A saga dos Lewandowski: o atacante e o goleiro (Foto: Edição/247)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 – Nascido no dia 21 de agosto de 1988, o jovem atacante polonês Robert Lewandowski é hoje uma das maiores promessas do futebol europeu. Jogador com raro faro de gol, ele marcou o primeiro da Euro 2012, no empate entre Polônia e Grécia. Na temporada 2006-2007, ele foi o artilheiro da terceira divisão polonesa. No ano seguinte, foi o artilheiro da segunda divisão. Logo depois, na primeira liga, voltou a se destacar, conseguiu uma vaga na seleção polonesa e também no Borussia Dortumund, um dos principais times alemães. A tendência é que, agora, ele se transfira para o Manchester United, da Inglaterra, que é uma das grandes potências do futebol europeu.

    Robert Lewandowski estará novamente em ação na terça-feira, na partida contra a Rússia, que, até agora, conseguiu a melhor vitória da Euro 2012, derrotando por 4 a 1 a República Checa. Será, sem dúvida, a grande esperança de gols da seleção da Polônia, que é anfitriã do torneio, ao lado da Ucrânia.

    De origem judaica, vários Lewandowski imigraram para o Brasil na primeira metade do século XX. Entre eles, os pais do ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. A árvore genealógica é a mesma. E quem olha com cuidado encontra certos traços comuns na fisionomia do ministro do STF e do jogador da Polônia.

    As semelhanças, no entanto, param por aí. Robert joga no ataque. Ricardo, na defesa. E vem sendo pressionado a recolocar em jogo a bola do mensalão, desde que, na semana passada, seus colegas de STF marcaram a data, sem a sua presença, do início do “julgamento do século” – ele começa, a princípio, em 1º de agosto.

    Isso só ocorrerá, no entanto, se Ricardo Lewandowski, ministro revisor, entregar seu voto sobre o relatório do ministro Joaquim Barbosa. A bola está com ele. E a pressão da torcida para que ele a recoloque em jogo é imensa.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: