Argentina disponibiliza Comissão Capacetes Brancos para ajudar na catástrofe da Bahia
Governo de Alberto Fernández ofereceu ajuda de pessoal especializado em resgate para ajudar vítimas das enchentes no sul da Bahia
247 - O governo da Argentina, presidido por Alberto Fernández, ofereceu ao Brasil ajuda da Comissão Capacetes Brancos - agrupamento especializado em resgate, para colaborar nas tarefas de assistência aos desabrigados das enchentes no sul da Bahia.
Segundo informação do Ministério de Relações Exteriores argentino, a ajuda foi oferecida pelo embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, ao Itamaraty, e pelo Consulado Argentino em Salvador ao governador Rui Costa.
"Em ambas as notas, as autoridades nacionais colocaram à disposição dos voluntários argentinos, que têm uma vasta experiência na gestão deste tipo de eventos. Em princípio, esta oferta imediata é composta por dez profissionais especializados em água e saneamento (incluindo os insumos necessários para a purificação da água, desinfetantes, saneantes e conselhos para o seu uso responsável); na logística (montagem e desmontagem de casas e casacos do ACNUR que servem para implantar locais de permanência para quem ficou sem casa ou teve que abandoná-la); no recebimento, classificação e armazenamento de doações (para evitar sobreposição de recursos e garantir a correta distribuição dos mesmos", diz o Ministério de Relações Exteriores da Argentina.
O número de cidades em situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o sul da Bahia subiu, nesta segunda-feira (27/12), para 100. No total, 116 municípios foram afetados.
Segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), 20 pessoas já morreram em consequência dos danos provocados pelos temporais. Os dois óbitos mais recentes ocorreram em Itabuna: uma mulher de 33 anos, vítima de desabamento, e um homem de 21, que foi levado pela correnteza.
A Sudec também informou que 31.405 habitantes estão desabrigados e 31.391, desalojados. Além disso, foram registrados 358 feridos e 471.009 pessoas afetadas de alguma forma.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: