Argentina prende quarto foragido brasileiro condenado pelos atos golpistas de 8 de janeiro
Joel Borges Correa é o quarto detido no país após mandado de extradição solicitado pelo STF
247 - As autoridades argentinas prenderam Joel Borges Correa, condenado no Brasil a 13 anos e seis meses de prisão por participação na invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, informa a Folha de S. Paulo. Correa foi detido na última terça-feira (19) enquanto tentava fugir para o Chile pela Cordilheira dos Andes. A operação foi conduzida em conjunto pela Polícia Federal brasileira e forças de segurança argentinas.
Correa vivia em Buenos Aires e foi interceptado na turística cidade de El Volcán, na província de San Luis, durante uma abordagem de rotina em um controle de trânsito. No veículo, ele carregava uma mala com roupas, evidenciando que pretendia escapar para o país vizinho. Segundo fontes ouvidas, a detenção é parte de uma estratégia internacional para localizar foragidos brasileiros acusados de envolvimento nos atos golpistas.
Com Correa, sobe para quatro o número de brasileiros foragidos detidos na Argentina após mandados de prisão emitidos pela 3ª Vara Federal, liderada pelo juiz Daniel Rafecas. As detenções foram solicitadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, que aguarda a extradição dos acusados.
A maioria dos foragidos tenta driblar a extradição alegando perseguição política no Brasil e pedindo refúgio na Argentina. De acordo com autoridades argentinas, o processo de análise de refúgio é demorado e pode se estender por meses. Em 2024, até outubro, foram registrados 185 pedidos de refúgio de brasileiros na Argentina, um aumento significativo em relação a 2023, quando apenas três pedidos foram contabilizados.
Os detidos permanecerão presos enquanto aguardam audiências para decidir sobre sua extradição ao Brasil. O prazo para essas audiências ainda não foi definido. Caso o pedido de extradição seja aprovado, os condenados podem recorrer à Suprema Corte de Justiça da Argentina, que será responsável pela decisão final.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: