BNDES contrata novos funcionários após 12 anos e convoca 150 aprovados no concurso
Banco prevê chamar mais 450 até 2025, reforçando quadro técnico para atuar no desenvolvimento do país; remuneração inicial é de R$ 21,8 mil
247 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou, nesta quinta-feira (30), o resultado final de sua seleção pública de 2024. Após um hiato de 12 anos, a instituição retoma a contratação de novos empregados e iniciará, nos próximos dias, a convocação de 150 candidatos aprovados. A classificação final já homologada está disponível no Diário Oficial da União, no site do BNDES e na página da Fundação Cesgranrio, banca organizadora do certame.
Além das vagas imediatas, o concurso formou um cadastro de reserva com 750 candidatos, dos quais a previsão é convocar 450 até o final de 2025. Os novos contratados ingressarão no BNDES sob um Plano de Cargos e Salários atualizado, que contempla 13 ênfases para o cargo de Analista: Administração, Análise de Sistemas - Desenvolvimento, Análise de Sistemas - Suporte, Análise de Sistemas - Cibersegurança, Arquitetura-Urbanismo, Arquivologia Digital, Ciências Contábeis, Ciência de Dados, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia e Psicologia Organizacional.
Para o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, a contratação marca uma nova fase para a instituição e reforça sua missão estratégica no desenvolvimento do país. "Os novos empregados são o futuro do Banco e reforçarão um corpo funcional de alto nível. O BNDES voltou e, no governo do presidente Lula, tem papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do país. Para essa missão, convocamos 150 aprovados agora, com a expectativa de mais 450 até o fim de 2025", afirmou.
Os candidatos convocados participarão de um programa de integração e capacitação. Segundo a diretora de Pessoas do BNDES, Helena Tenório, esse momento será fundamental para ambientação e acolhimento dos novos empregados. "Ofereceremos um curso de formação que apresentará a história do BNDES, bem como sua relevância e seu impacto na sociedade brasileira, no contexto da atuação mais recente das instituições de desenvolvimento mundiais", explicou.
O concurso de 2024 aprovou 900 candidatos, cuja idade média é de 35 anos. Dentre os aprovados, 249 foram classificados nas vagas reservadas para pessoas negras, 111 para pessoas com deficiência (PcDs) e 540 nas vagas de ampla concorrência. Com provas realizadas em todas as capitais do país, o certame aprovou candidatos de 24 estados e do Distrito Federal. Pela primeira vez, o BNDES adotou uma reserva de 30% das vagas para candidatos negros e ampliou o percentual de vagas para PcDs de 5% para 15%, acima do mínimo legal exigido.
A remuneração inicial no novo plano de cargos e salários do BNDES é de R$ 21.869,76, para uma jornada de trabalho de 35 horas semanais. Os novos empregados também terão acesso a benefícios como plano de saúde, assistência educacional (auxílio-babá, creche e ensino fundamental e médio), plano de previdência complementar e participação nos lucros e resultados (PLR). Também haverá possibilidade de ascensão na carreira, conforme desempenho e exercício das funções executivas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: