TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Bolsonaro culpa “indígena e caboclo” por desmatamento na Amazônia e critica imprensa por repercussão ambiental negativa

    Enquanto o Brasil se desmoraliza cada vez mais no exterior por causa do desmatamento, Jair Bolsonaro minimizou o problema, ao dizer que a Amazônia, por ser úmida, "não pega fogo". "Pega fogo ali na periferia. E a maioria é o indígena, é o caboclo", disse em live

    Jair Bolsonaro (Foto: Reprodução)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Enquanto o Brasil se desmoraliza cada vez mais no exterior por causa do desmatamento, Jair Bolsonaro minimizou a devastação da Amazônia e voltou a culpar os indígenas pelas queimadas. "É mentira isso aí. A floresta nossa é úmida. Não pega fogo", afirmou em live nesta quinta-feira (16). "Pega fogo ali na periferia. E a maioria é o indígena, é o caboclo", acrescentou. 

    Na live, Bolsonaro também culpou a imprensa pela má repercussão da política ambiental do seu governo. Disse que "pessoas com influência na mídia" publicam sobre queimadas e desmatamento. 

    Segundo ele, informações sobre queimadas são replicadas por jornais estrangeiros e "depois esse material é usado pela mesma mídia para atacar o governo aqui, como se fosse uma descoberta dos europeus". "Até impeachment pedem, tudo é motivo", acrescentou.

    Bolsonaro também disse que o ministro Ricardo Salles continua na pasta do Meio Ambiente

    Não é primeira vez que Bolsonaro culpa os índios pelo desmatamento. Uma de suas principais críticas aos povos tradicionais ocorre em pleno discurso na ONU, em setembro do ano passado. 

    Ao falar sobre a Amazônia, ele atacou "países com espírito colonialista", em referência às críticas de nações europeias, e colocou a culpa nos índios pelas queimadas. "Clima seco favorece queimadas. Existem queimadas praticadas por índios", complementou.

    "A visão de um líder indígena não representa a visão de todos os índios brasileiros. Algumas pessoas de dentro e de fora apoiada por ONGs querem nossos índios como homens das cavernas", continuou.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: