TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Brasil supera a marca dos 14% de desempregados, 700 mil a mais em apenas uma semana

    A taxa de desemprego no Brasil saltou de 13,7% na terceira semana de setembro para 14,4% na quarta semana do mesmo mês, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid. Cerca de 700 mil pessoas ficaram desempregadas em apenas uma semana

    Carteira de trabalho, Bolsonaro com Paulo Guedes e fila por emprego (Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Publicas | Reuters)
    Samuel Borelli avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – A taxa de desemprego no Brasil explodiu de 13,7% na terceira semana de setembro para 14,4% na quarta semana do mesmo mês, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid (Pnad Covid-19), divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 700 mil pessoas perderam seus postos de trabalho em apenas 7 dias. A reportagem é do jornal O Estado de S. Paulo. 

    Cerca de 2,7 milhões de trabalhadores, que representa 3,3% do contingente total, estavam afastados do trabalho na quarta semana de setembro devido às medidas de isolamento social em meio à pandemia da Covid-19. O resultado representa cerca de 100 mil pessoas a menos que o patamar de uma semana antes, acrescenta a reportagem. 

    No entanto, o IBGE aponta que o resultado é considerado estatisticamente estável. “Embora as informações sobre a desocupação tenham ficado estáveis na comparação semanal, elas sugerem que mais pessoas estejam pressionando o mercado em busca de trabalho, em meio à flexibilização das medidas de distanciamento social e à retomada das atividades econômicas”, diz a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: