HOME > Brasil

Câmara proíbe uso de linguagem neutra em órgãos públicos

Projeto para instituir padrão de linguagem simples em órgãos públicos foi aprovado com emenda de parlamentar bolsonarista que chama linguagem neutra de "aberração"

Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: REUTERS/Adriano Machado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (6), um projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra em órgãos públicos. A linguagem neutra é adotada para a inclusão de pessoas transgênero.

De acordo com a CNN Brasil, o projeto em questão era de autoria original da deputada Erika Kokay (PT-DF), com a intenção de instituir um padrão nacional de linguagem simples em órgãos públicos. No entanto, o PL foi aprovado na forma de substitutivo do deputado Pedro Campos (PSB-PE), com uma emenda do deputado Junio Amaral (PL-MG) proibindo “novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa”.

Amaral afirma que a linguagem neutra é uma “aberração” ideológica e que não se enquadra como linguagem simples. A emenda foi aprovada 257 votos a 144, sendo que dois deputados se abstiveram. Entre os contrários, estavam as federações PT/PCdoB/PV e Psol/Rede.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: