Carla Zambelli é condenada por associar Sâmia Bomfim e Talíria Petrone a figuras demoníacas e genocídio
Deputada bolsonarista terá que pagar indenização de R$ 30 mil a parlamentares psolistas; juíza do caso mencionou 'desbordamento dos limites da liberdade de expressão'
247 - A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, nesta terça-feira (28), a pagar indenização de R$ 30 mil às deputadas Sâmia Bomfim e Talíria Petrone, do PSOL, após ter publicado uma imagem associando-as a figuras demoníacas e ao genocídio. A informação é da coluna da Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo.
Em fevereiro, as deputadas psolistas haviam comemorado, em suas redes sociais, a descriminalização do aborto na Colômbia até a 24ª semana. A deputada bolsonarista, então, publicou uma montagem com fotos distorcidas de Sâmia, Talíria e Manuela D'Ávila (PCdoB), em que elas apareciam com chifres e olhares demoníacos, com a legenda "esquerda genocida."
A decisão da juiza Junia de Souza Antunes afirma que "ao atribuir às demandantes (Sâmia e Talíria) a prática de genocídio, ou mesmo o assentimento com a prática, o texto veiculado findou por desbordar os limites da liberdade de expressão, avançando, de forma desproporcional, sobre a honra e a imagem das requerentes."
"Ao associar as demandantes à figura demoníaca, a requerida estaria a disseminar, no âmbito da sociedade e em época de sobrelevado interesse pelo resguardo da imagem pública (ano eleitoral), a ideia de que as parlamentares autoras seriam favoráveis a práticas nefastas e contrárias ao interesse da sociedade, o que, por certo, açoitaria a sua honra", complementa.
Talíria e Sâmia comemoraram a vitória em suas redes sociais
"Mais uma vez as mentiras de Carla Zambelli vêm à tona, dessa vez num processo meu e de Sâmia Bomfim contra ela. O motivo da condenação por parte da Justiça não é surpresa. Não é de hoje que ela e a claque bolsonarista perdem tempo em nos atacar. Mas essa turma que só consegue se mobilizar pelo ódio não vai durar muito tempo. Precisam entender que na democracia não vale tudo. Somos feministas com muito orgulho e vamos continuar defendendo a pauta das mulheres, até que todas nós sejamos livres", escreveu Talíria Petrone em seu Twitter.
Sâmia publicou que "venceu a verdade contra a difamação e o ódio! A Justiça de São Paulo acaba de condenar Carla Zambelli, notória propagadora de FakeNews, por danos morais contra mim e Talíria Petrone. A internet não é terra sem lei e os bolsonaristas terão que aceitar isso nem que seja na marra."
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: