TV 247 logo
HOME > Brasil

"Diálogo entre nossos países é ponte entre o Sul Global e o mundo desenvolvido", diz Lula a Macron

Em cerimônia no Palácio do Planalto, presidente brasileiro exaltou a 'maratona' que o líder francês está fazendo no Brasil e destacou as parcerias firmadas entre os países

Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de assinatura de ato, no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Em uma cerimônia marcada por trocas de honrarias e compromissos mútuos, o encontro entre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente francês Emmanuel Macron no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (28) não apenas reafirmou os laços históricos entre Brasil e França, mas também delineou uma visão conjunta para enfrentar os desafios globais.

Lula, ao discursar à imprensa após o encontro oficial, destacou a importância do diálogo entre Brasil e França como uma "ponte entre o Sul Global e o mundo desenvolvido". Evidenciando a amplitude dos laços de cooperação e amizade entre os dois países, o presidente ressaltou que, em meio ao cenário internacional complexo, a parceria bilateral busca superar desigualdades estruturais e promover a sustentabilidade global.

"Essa verdadeira maratona que o presidente Emmanuel Macron está fazendo no Brasil dá dimensão da amplitude dos laços de cooperação e amizade entre a França e o Brasil. Dentre as potências tradicionais, nenhuma é mais próxima do Brasil do que a França", afirmou Lula.

No âmbito econômico, Lula destacou o papel da França como o terceiro maior investidor no Brasil. "A França tem forte presença nos setores de hotelaria, energia e defesa e alta tecnologia, que geram emprego e renda aqui em nosso país. Apresentei ao presidente Macron novas oportunidades de investimento em infraestrutura e sustentabilidade criadas pelo PAC e pelo Programa de Neoindustrialização. Apresentei o combate às desigualdades como a força motriz da presidência brasileira do G20", disse o presidente.

Além disso, o compromisso com o meio ambiente foi enfatizado, com Lula citando o objetivo de zerar o desmatamento até 2030 como prova do comprometimento brasileiro com a sustentabilidade. "Macron pôde constatar que nosso compromisso com o meio ambiente não é retórico", enfatizou Lula.

Um pacto de colaboração foi anunciado para financiar áreas da economia verde, tecnologia e direitos humanos, demonstrando uma abordagem integrada para enfrentar os desafios globais. 

Por sua vez, Macron também endossou a parceria estratégica entre França e Brasil, destacando a resistência democrática brasileira em face de desafios como os ataques do 8 de janeiro de 2023. Durante sua visita oficial, o presidente francês expressou sua gratidão pelo espírito de resistência do Brasil e reiterou o compromisso de fortalecer os laços bilaterais.

"Quero agradecer pelo espírito de resistência e a força para restaurar a democracia. A França ama o Brasil e acredita no Brasil. Vamos celebrar dois séculos das nossas relações diplomáticas", afirmou Macron.

Além disso, Macron enfatizou a importância da cooperação na região amazônica, expressando o desejo de intensificar os esforços conjuntos para combater o garimpo ilegal e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A visita conjunta ao Pará foi destacada como um símbolo do compromisso mútuo com a preservação ambiental e o desenvolvimento regional.

Com mais de 20 acordos celebrados e uma visão compartilhada do mundo baseada em solidariedade, democracia e sustentabilidade, o encontro entre Lula e Macron marcou um passo significativo na cooperação bilateral e no enfrentamento dos desafios globais

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: