TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Dilma lamenta a morte de Alceu Collares: "uma vida honrada"

    Collares fez história ao se tornar o primeiro e, até hoje, único homem negro a governar o Rio Grande do Sul

    (Foto: Reprodução)

    247 - A ex-presidente Dilma Rousseff, atualmente à frente do Banco dos BRICS, manifestou profundo pesar pela morte do ex-governador do Rio Grande do Sul, Alceu Collares, falecido nesta terça-feira (24), aos 97 anos, em Porto Alegre. Collares estava internado no Hospital Mãe de Deus desde 16 de dezembro devido a uma pneumonia, que evoluiu para falência múltipla de órgãos.

    “Lamento profundamente a partida de Alceu Collares. O Brasil e o Rio Grande do Sul perdem um grande político, que teve uma vida honrada, de respeito e de luta pelos direitos do povo. E eu perco um amigo generoso, com quem tive o privilégio de conviver e trabalhar. Collares deixa um legado de realizações e fará muita falta à política brasileira. Minha solidariedade à sua família e aos seus amigos neste momento difícil. #AlceuCollaresPresente”, declarou Dilma em nota oficial.

    Collares fez história ao se tornar o primeiro e, até hoje, único homem negro a governar o Rio Grande do Sul, cargo que ocupou entre 1991 e 1995, em uma época em que a reeleição não era permitida. Natural de Bagé, foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e figura central do trabalhismo brasileiro, ao lado de nomes como Leonel Brizola.

    O ex-governador também teve uma carreira política marcante, que incluiu os cargos de prefeito de Porto Alegre (1986-1989), deputado federal (1971-1983 e 1999-2007) e vereador da capital gaúcha (1964-1970). Sempre identificado com as causas populares e os direitos trabalhistas, Collares deixa um legado de luta e realizações que marcaram sua trajetória pública.

    O Hospital Mãe de Deus, onde ele estava internado, emitiu uma nota oficial confirmando o falecimento: “Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda”.

    Nos últimos anos, Collares enfrentava complicações de saúde. Diagnosticado com enfisema pulmonar em 2016, ele foi internado várias vezes, incluindo um episódio de pneumonia em novembro que agravou seu estado geral.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: