TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Diplomacia do governo Lula avança e brasileiros devem sair de Gaza neste sábado pela fronteira com Egito

    Brasileiros devem deixar a Faixa de Gaza até a noite de sábado, pondo fim ao que tem sido descrito por membros da diplomacia como um "pesadelo"

    Brasileiros na Faixa de Gaza (Foto: REUTERS | Arquivo pessoal)

    247 - Os cidadãos brasileiros atualmente retidos na Faixa de Gaza devem deixar a região conflituosa neste sábado (14). Essa previsão foi confirmada por fontes do Ministério de Relações Exteriores à coluna de Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo. Tudo aponta para que a travessia até a fronteira do Egito, um país com o qual o Brasil vem negociando a operação, seja realizada com o auxílio de um comboio internacional. Isso oferecerá aos futuros repatriados um nível adicional de segurança.

    Neste momento, um grupo de aproximadamente 30 brasileiros está alojado em uma escola católica em Gaza. Este espaço foi providenciado pela diplomacia brasileira e era considerado seguro, até que o Exército israelense emitisse um ultimato exigindo que todos os palestinos se deslocassem do norte para o sul da região.

    De acordo com representantes do Itamaraty, que estão prestando assistência aos brasileiros, o governo israelense tem conhecimento de que a escola abriga cidadãos que serão repatriados pelo Brasil. Um ônibus foi designado para retirá-los do local e levá-los até a cidade de Khan Yunis, mas um bombardeio na via principal da cidade de Gaza resultou no adiamento desse plano. A expectativa agora é que os brasileiros deixem a Faixa de Gaza até a noite de sábado, pondo fim ao que tem sido descrito por membros da diplomacia como um verdadeiro "pesadelo".

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: