Educador alerta para risco de universidades fecharem até fim do ano
Nelson Cardoso Amaral, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, diz que o sentimento que tem quanto às políticas públicas do governo federal para a educação é de frustração e alerta para o risco de as universidades fecharem atá o fim do ano, devido aos cortes de verbas promovidos pelo governo Bolsonaro
247 - Nelson Cardoso Amaral, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, diz que o sentimento que tem quanto às políticas públicas do governo federal para a educação é de frustração e alerta para o risco de as universidades fecharem atá o fim do ano, devido aos cortes de verbas promovidos pelo governo Bolsonaro.
Ele opina em entrevista ao jornalista Renato Grandelle, no jornal O Globo que o Plano Nacional de Educação, que deveria nortear as políticas do setor pelos próximos cinco anos, está abandonado. Foi substituído pela retórica reacionária e obscurantista de Bolsonaro e seus apoiadores de direita que forçam o debate sobre a chamada Escola Sem Partido e tentam desconstruir a imagem do educador Paulo Freire, um dos mais respeitados intelectuais brasileiros.
O governo Bolsonaro encontra-se em plena ofensiva para destruir as universidades federais, cortando 30% do orçamento dessas instituições. Para Amaral, a medida é autoritária. Ele lembra que o Congresso já aprovou o orçamento das instituições de ensino superior.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: