TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Eleições 2024: prefeitos em 16 capitais asseguram reeleição, quatro ficam pelo caminho

    Resultados indicam que maioria dos prefeitos em busca de reeleição obteve vitória, com quatro derrotados ainda no primeiro turno

    Funcionários da Justiça Eleitoral preparam urnas eletrônicas para eleição em Porto Alegre (Foto: REUTERS/Diego Vara)

    247 - Das 26 capitais brasileiras, 16 reelegeram seus prefeitos nas eleições municipais de 2024, garantindo continuidade em suas gestões para os próximos quatro anos. De acordo com reportagem do G1, ao todo, 20 prefeitos tentaram um novo mandato, mas apenas 16 conseguiram sucesso, com 10 conquistando a vitória já no primeiro turno e outros 6 confirmando a reeleição no segundo turno, encerrado neste domingo (27). Entre os reeleitos estão nomes como Eduardo Paes (PSD) no Rio de Janeiro, João Campos (PSB) no Recife e Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, consolidando suas administrações em importantes capitais.

    A disputa deixou pelo caminho quatro prefeitos que não conseguiram renovar seus mandatos, todos eliminados ainda no primeiro turno. Entre eles, Edmilson Rodrigues (PSOL) de Belém, José Sarto (PDT) em Fortaleza e Dr. Pessoa (PRD) em Teresina. Esses prefeitos encerram seus mandatos neste ano, deixando o comando de suas cidades para novos eleitos que assumirão em janeiro de 2025.

    Nas eleições de 2020, o cenário para a reeleição nas capitais foi similar, com 13 prefeitos tentando manter seus cargos e 10 obtendo sucesso. Neste ano, a manutenção de 16 prefeitos mostra uma forte tendência à continuidade em várias capitais, onde a população decidiu apostar em mais um mandato para seus líderes atuais.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados