TV 247 logo
    HOME > Brasil

    Eleitorado identifica Haddad com os mais pobres e Bolsonaro com os mais ricos, diz Ibope

    Pesquisa Ibope aponta que a maioria dos eleitores brasileiros identifica o candidato do campo democrático à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), como o que mais defende os direitos dos pobres, mulheres e trabalhadores, enquanto o candidato de extrema direita, Jair Bolsonaro (PSL), é o mais associado aos interesses da elite; 65% responderam que Bolsonaro é que melhor representa os interesses dos ricos contra 22% de Haddad; já Haddad é visto como defensor dos que possuem poder aquisitivo menor, registrando 48% contra 37% de Bolsonaro

    Eleitorado identifica Haddad com os mais pobres e Bolsonaro com os mais ricos, diz Ibope
    Paulo Emílio avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (15) aponta que a maioria dos eleitores brasileiros identifica o candidato do campo democrático à Presidência da República, Fernando Haddad (PT), como o que mais defende os direitos dos pobres, mulheres e trabalhadores, enquanto avalia que o candidato de extrema direita, Jair Bolsonaro (PSL), é o mais associado aos interesses do agronegócio, dos ricos, dos banqueiros e do empresariado.

    No levantamento, o Ibope perguntou aos eleitores "quem representa melhor os interesses" de uma série de setores. Quando o questionamento era em relação aos ricos, 65% responderam que Bolsonaro era o que melhor representava estes interesses, contra 22% de Haddad. Entre os que ganham acima de cinco salários, Bolsonaro é apontado como representante da elite por 70% dos entrevistados.
    Já Haddad é visto como defensor dos que possuem poder aquisitivo menor, registrando 48% contra 37% de Bolsonaro. Este índice cresce para 62% entre os que ganham até um salário mínimo. Em relação aos interesses da agricultura, Bolsonaro foi identificado como ligado a este setor por 42% contra 40% de Haddad.

    O contrassenso se dá quando observa-se que 40% disseram que Bolsonaro representa a defesa dos interesses ambientais contra 39% de Haddad. Haddad foi identificado por 44% do eleitorado como estando ligado aos interesses dos aposentados, contra 39% do rival. Sobre os interesses dos jovens, 46% apontaram o candidato do PSL contra 39% de Haddad.

    Ainda conforme a pesquisa, Bolsonaro é apontado por 65% como um defensor dos interesses do empresariado e por 54% como estando ligado aos interesses dos bancos. Haddad é visto por 48% do eleitorado como estando mais próximo dos interesses das mulheres que Bolsonaro (37%).

    A pesquisa Ibope, contratada pelo jornal O estado de S. Paulo e pela TV Globo, foi feita junto a 2.506 eleitores entre os dias 13 e 14 de outubro e possui margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%. O estudo foi protocolado na Justiça Eleitoral com o registro Nº BR-01112/2018.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: