TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Em retaliação à posição do Brasil sobre Ucrânia, Alemanha embarga exportação de blindados brasileiros

    Os veículos, fabricados em Sete Lagoas (MG), possuem peças e sistemas alemães, sendo assim, estão sujeitos ao controle de exportação de Berlim

    Presidente Lula e chanceler alemão, Olaf Scholz, em Brasília. 30/01/2023 (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Sputnik Brasil - O órgão Bundesamt für Wirtschaft und Ausfuhrkontrolle (BAFA), Escritório Federal de Assuntos Econômicos e Controle de Exportação na tradução, confirmou, segundo a revista Veja, o embargo à exportação de 28 veículos blindados Guarani do Brasil para as Filipinas. Brasil também estava prestes a vender 156 unidades para Argentina.

     Segundo fonte do Ministério da Defesa do Brasil ouvida pela mídia, a ação foi uma espécie de "toma lá da cá", após o posicionamento tanto do governo anterior quanto do governo vigente de não fornecer ajuda militar para Ucrânia, mesmo após a visita do chanceler alemão, Olaf Scholz, esse mês a Brasília para tentar mediar o assunto.

     Cinco das 28 unidades destinadas à exportação já estão no pátio da empresa aguardando o comprador, relata a mídia.

     Em 7 de fevereiro de 2021, a Elbit Systems anunciou um contrato avaliado em aproximadamente US$ 46 milhões (R$ 236 milhões), para fornecer VBTP 6X6 Guarani para o Exército das Filipinas, anunciado como um "Exército de um país da Ásia-Pacífico", para serem entregues em até três anos. A operação comercial com Manila foi feita por meio do governo de Israel.

     De acordo com o Tecnologia e Defesa, as negociações com o país asiático iniciaram em 2017 e naquela época, não foi anunciado a quantidade de veículos a serem entregues nesse contrato, porém, o interesse, em um primeiro momento, era de 114 Guaranis para serem adquiridos em três etapas.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: