TV 247 logo
HOME > Brasil

Em solenidade de 125 anos da ABL, Sarney defende democracia, atacada por Bolsonaro

Ex-presidente defendeu a democracia e o Judiciário, dois dias após a reunião de Bolsonaro com embaixadores estrangeiros

José Sarney (Foto: José Cruz/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O ex-presidente e acadêmico José Sarney defendeu a democracia e o Poder Judiciário na noite de quarta-feira (20), na solenidade de 125 anos da Academia Brasileira de Letras. Sarney, que desde 1980 ocupa a cadeira 38 da instituição, exerceu a Presidência da República de 1985 a 1990.

Em seu pronunciamento na solenidade, o ex-presidente pediu que o país se una em defesa do regime democrático. Também manifestou confiança na lisura das eleições.

“Infelizmente não é só a cultura brasileira que precisa, neste momento, ser defendida”, disse. “Fui o presidente que conduziu a transição democrática, tenho a responsabilidade pessoal de defendê-la. Ela se consolidou pela prática continuada de eleições livres, sob a vigilância segura do Supremo Tribunal Federal.”

Sarney afirmou também que “garantir que o Judiciário exerça em plenitude suas responsabilidades é absolutamente necessário para que a democracia prevaleça”.

O pronunciamento do ex-presidente ocorreu dois dias após a reunião de Jair Bolsonaro com embaixadores estrangeiros, na qual o ocupante do Palácio do Planalto questionou a lisura da urna eletrônica e das eleições brasileiras. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: