ENBPar e Rosatom assinam memorando para transferência de tecnologia nuclear
O memorando de entendimentos visa a construção, operação e descomissionamento de usinas nucleares de última geração e de alta capacidade
247 - Brasil e Rússia deram na semana passada mais um passo para avançar as relações bilaterais. Na 66ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Nuclear (IAEA), em Viena, na Áustria, a Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e a Empresa Russa Corporação Estatal de Energia Nuclear (Rosatom) firmaram um memorando de entendimentos para transferência de tecnologia nuclear.
O memorando visa a construção, operação e descomissionamento de usinas nucleares de última geração e de alta capacidade. Também visa a construção, operação e descomissionamento de usinas nucleares de pequena capacidade (SMR – Small Modular Reactor).
Entre os termos acordados, estão ainda o desenvolvimento e aprimoramento de combustíveis a partir do urânio e a promoção do esclarecimento da sociedade sobre as vantagens da utilização da energia nuclear para fins pacíficos.
“A ideia é a gente aproveitar a grande experiência que eles têm no setor nuclear, aprender sobre todo ciclo de produção desse tipo de energia e conseguir aplicar no Brasil”, disse o presidente da ENBPar, Ney Zanella dos Santos, segundo o Valor Econômico.
Os dois países são parceiros no campo da energia nuclear. Um memorando de entendimento foi assinado em 2017 pela Rosatom e pelas brasileiras Eletrobras e Electonuclear para promover a cooperação no setor.
O Brasil tem atualmente dois reatores nucleares gerando cerca de 3% de sua eletricidade. Espera-se que os trabalhos sejam retomados em breve na unidade 3 da usina nuclear de Angra, no Rio de Janeiro, após uma pausa de sete anos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: