Frente fria traz tempestades ao Sul e calor recorde no Norte do Brasil
Cidades do Sul devem enfrentar temporais com risco de granizo, enquanto o Norte registra temperaturas acima dos 40°C
247 - A segunda semana de outubro será marcada por uma intensa instabilidade climática no Brasil, com tempestades e altos volumes de chuva previstos para diversas regiões, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região centro-sul será a mais afetada, com a expectativa de que precipitações ultrapassem os 100 mm até a próxima segunda-feira (14). O Inmet destaca que a nebulosidade e as pancadas de chuva devem se intensificar, sobretudo no Centro-Oeste e Sudeste, com riscos de queda de granizo entre quarta e quinta-feira (9 e 10/10), causados pela convergência de umidade na porção central do país, destaca o Metrópoles.
No Sul, as tempestades começam no Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina, impulsionadas pela presença de um cavado atmosférico — fenômeno caracterizado por correntes de vento em altitude que facilitam a formação de tempestades. As chuvas, que podem superar os 70 mm, devem se concentrar principalmente até a quarta-feira (10/10), com estabilidade prevista a partir de domingo (13/10). Outras regiões, como o Norte do Brasil, também enfrentam pancadas de chuva isoladas, especialmente no noroeste do Amazonas, onde os volumes podem ultrapassar os 50 mm devido à alta umidade e ao calor.
Apesar das chuvas, as altas temperaturas persistem em várias partes do país, principalmente no Norte e Centro-Oeste. O Inmet projeta máximas acima de 40°C nessas áreas ao longo da semana, com índices de umidade relativa do ar em níveis críticos na parte central e no Nordeste. Na sexta-feira (8/10), o Mato Grosso, assim como estados do Norte, pode registrar temperaturas superiores a 40°C, enquanto Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia devem ter máximas acima de 35°C.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: