Gleisi critica aproximação de Tarcisio com governo Milei e editorial do Globo que defende o terrorismo econômico argentino
"Assim nós ficamos sabendo de que lado eles estão. Não é o lado dos trabalhadores, aposentados, do povo, do Brasil", disse a presidente nacional do PT
247 - A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou as redes sociais para criticar a aproximação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) com o presidente de extrema direita da Argentina, Javier Milei, e o editorial do jornal O Globo desta terça-feira (3), que defende a política neoliberal e recessiva de Milei como um exemplo de disciplina fiscal para a América Latina.
“O governador Tarcísio homenageia a irmã de Milei. O Globo faz editorial elogiando o próprio por sua política econômica. É disso que eles estão gostando: o primeiro ano de Milei levou a Argentina à recessão (PIB de -3,6%), ao desemprego (aumento de 5,7% para 7,6%) e à fome: 52% da população na faixa de pobreza, 14 milhões de pessoas na indigência. E o custo de vida da maioria explodiu, com aumentos das tarifas de água, energia e transporte, numa inflação oficial de 2,7% ao mês, número em que ninguém acredita”, postou Gleisi na rede social X, antigo Twitter.
“O comércio exterior voltou a cair e o governo deve se ajoelhar novamente aos pés do FMI. Essa é a ‘lição de disciplina fiscal’. O Globo e Tarcísio deixam claro o que eles querem para o Brasil! É o que teria acontecido se continuasse a política de Paulo Guedes e Bolsonaro. Assim nós ficamos sabendo de que lado eles estão. Não é o lado dos trabalhadores, aposentados, do povo, do Brasil”, completou a parlamentar.
A postagem faz referência ao encontro entre Tarcísio e a secretária-geral da presidência da Argentina, Karina Milei, irmã do presidente Javier Milei, que também contou com a participação do ministro da Economia argentino, Luís Caputo. Durante o encontro, realizado nesta segunda-feira (3), no Palácio dos Bandeirantes, o governador concedeu a Karina a Ordem do Ipiranga, a mais alta honraria do estado.
Segundo o Infomoney, a reunião, que durou cerca de duas horas, abordou temas como o plano "São Paulo na Direção Certa", o ajuste fiscal implementado por Tarcísio e as diretrizes econômicas da Argentina. Karina Milei, conhecida por exercer grande influência nas decisões do governo argentino, é aliada de Jair Bolsonaro (PL).
Em julho, durante a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC) em Balneário Camboriú, Santa Catarina, Javier Milei, Jair Bolsonaro, Tarcísio de Freitas e outros líderes discutiram a relevância de simplificar o comércio entre as nações e manifestaram apoio às reformas implementadas por Milei na Argentina.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: